Triatlo Iberman em Huelva, Algarve e Alentejo liga pela primeira vez dois países

A praia de La Antilla (Lepe) vai ser, no dia 5 de outubro, ponto de partida para o I Iberman […]

A praia de La Antilla (Lepe) vai ser, no dia 5 de outubro, ponto de partida para o I Iberman Longa Distância (LD), o primeiro triatlo do mundo a ligar dois países, Portugal e Espanha.

É que este I Iberman LD terá como cenário a província espanhola de Huelva e ainda as regiões portuguesas do Algarve e Baixo Alentejo. Assim, depois de partir de La Antilla (Lepe), passará pelas localidades espanholas de La Redondela, Villablanca, San Silvestre de Guzmán, Villanueva de los Castillejos, El Almendro, de onde passará a Portugal.

A primeira localidade portuguesa será o Pomarão, seguindo-se Mértola, Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António. O percurso da prova volta então a entrar em Espanha, começando por Ayamonte, Pozo del Camino, La Redondela e, por último, La Antilla, lugar de partida e de meta.

A praia de La Antilla acolherá o setor de natação (3,8 quilómetros), após o qual os participantes terão pela frente o setor de bicicleta (180 km).

Aqui, depois de passarem para Portugal pela ponte do Pomarão, os triatletas descerão em direção a VRSA, onde trocam a bicicleta pelas sapatilhas para correr (42 km) até ao fim, em La Antilla, concluindo assim um percurso total de 226 quilómetros.

A prova já tem perto de 1000 atletas inscritos, sobretudo espanhóis e portugueses, mas também outras nacionalidades, nomeadamente de França, Reino Unido, Alemanha e Suécia.

Apesar Iberman LD decorrer em Espanha e Portugal, o impacto económico tem estado a sentir-se sobretudo na vizinha província de Huelva.

O jornal desportivo espanhol «Marca», na sua edição online, cita o Club Deportivo Iberman, organizador da prova, que afirma ter já reservas para 2400 noites em três hotéis de La Antilla.

Comentários

pub