Odemira recebe os sons e as artes do Festival Sete Sóis Sete Luas

O Festival Sete Sóis Sete Luas volta a Odemira com os sons e as artes plásticas do mediterrânico e do […]

O Festival Sete Sóis Sete Luas volta a Odemira com os sons e as artes plásticas do mediterrânico e do mundo lusófono. Serão quatro propostas culturais, de 12 a 15 de setembro, com entradas livres, inseridas na programação do evento “Setembro Cultural”.

Assim, a partir do dia 12 de setembro e até ao final do mês, Odemira recebe a exposição de Massimo Bertolini (Toscana, Itália), numa homenagem a José Saramago.

Serão apresentadas 19 esculturas, dedicadas a Ricardo Reis, heterónimo de Fernando Pessoa, na visão proposta no romance “O ano da morte de Ricardo Reis”, de Saramago.

As obras serão expostas nos vários espaços públicos da vila, em colaboração com o comércio local, e poderão ser apreciadas entre as 9.00 e as 19 horas.

No dia 13 de setembro, sexta-feira, às 21h30, o Cineteatro Camacho Costa recebe Mythos do 7Sóis (Mediterrâneo), a nova criação artística original do Festival Sete Sóis Sete Luas.

Mythos resulta do trabalho conjunto de André Santos (guitarra) e Luzia Vieira (contrabaixo), ambos de Portugal, Daniel Solia (bateria e percussões, França), Murat Ertel (voz, saxofone, theremin, da Turquia), Francesca Incudine (voz e percussões, da Sicília) e com a participação especial do coro Tenores de Neoneli (Sardenha).

No dia 14 de setembro, sábado, às 21h30, o grupo La Mal Coiffée (França), composto por cinco mulheres, apresenta no Cineteatro Camacho Costa uma original viagem, cheia de sensualidade e energia, pela música popular occitana, do sul da França.

O arranjo rítmico feito por La Mal Coiffée é muito inovador, porque o ritmo, a festa e as percussões ocupam lugar importante na música do grupo.

Finalmente, no domingo, dia 15 de Setembro, de novo às 21h30, será a vez da 7sóis Med.Arab Orkestra subir ao palco.

Numa produção original e em esteia nacional, os vários espíritos do Mediterrâneo reúnem-se nesta orquestra, com o guitarrista Hamza Castro (Espanha), o percussionista David León (Marrocos), Salim Allal, que toca oud (Argélia), o guitarrista José Peixoto e a virtuosa do contrabaixo Sofia Neide (Portugal) e a cantora Nawel Ben Kraiem (Tunísia).

O repertório conta com músicas tradicionais, composições originais e novos arranjos já editados, dos diversos Países do Mediterrâneo. Um longo e fascinante percurso criado durante uma residência artística em Israel.

O Festival Sete Sóis Sete Luas, que celebra em 2013 a sua 21ª edição, e ao qual Odemira se aliou desde o início, é promovido por uma Rede Cultural de 30 cidades e vilas de 11 países do Mediterrâneo e do mundo lusófono: Brasil, Cabo Verde, Croácia, Espanha, França, Grécia, Israel, Itália, Marrocos, Portugal e Roménia.

Comentários

pub