Polvo inspira festival gastronómico na Zambujeira do Mar

A Zambujeira do Mar vai acolher de sexta até domingo o 1º Festival do Polvo desta localidade litoral do concelho […]

A Zambujeira do Mar vai acolher de sexta até domingo o 1º Festival do Polvo desta localidade litoral do concelho de Odemira. A gastronomia será o ponto central do evento, mas haverá igualmente animação, música e festa.

Petiscos e iguarias à base de polvo poderão ser apreciados, durante o fim de semana em 15 restaurantes da Zambujeira do Mar. Os estabelecimentos aderentes são: «Mar e Sol», o «I», «Navegante 12», «Mira Mar», «Rita», «Martinho», «Ti Vitória», «Nobre Vendinhas», «Azul e Mar», «Nelmar», «Casino da Ursa», «A Barca – Tranquitanas», «Sacas», «Sol Dourado» e «O Manel».

Paralelamente à atividade gastronómica que estará a decorrer dentro nos diferentes restaurantes aderentes, serão promovidas várias atividades, desde workshops dirigidos aos empresários da restauração e ao público em geral, espetáculos musicais e animação infantil.

No dia 20 de setembro, será promovido o workshop «Preparação de Entradas / Saladas», na Rua Mira-mar, às 18 horas. A partir das 21 horas, no Largo Mira-mar, decorrerá a abertura oficial do Festival do Polvo, seguida da atuação do grupo de dança «Genesis JINSP», da Marcha da Zambujeira do Mar e do grupo de música popular portuguesa «Moda Mãe».

No sábado, 21 de setembro, haverá um atelier de dança no Largo Mira-mar, às 18 horas e o workshop «Preparar / Cozinhar», na Rua Mira-mar, às 19. Para a noite está agendada a atuação do Trio Odemira, seguida de baile.

No dia 22, domingo, será promovido às 18 horas o workshop «Receitas low budget», na Avenida Mira-mar. A partir das 21h30, atuam os artistas Eurico Silva e «Alex and Ps». Durante os três dias, entre as 15 e as 21 horas, haverá insufláveis para os mais novos no Largo Mira-mar.

Organizado pela Associação Cultural Recreativa e Desportiva Zambujeirense, o festival pretende «valorizar os produtos do mar, dinamizar a restauração e promover o desenvolvimento local».

«O Festival do Polvo surge na linha das semanas gastronómicas e de várias ações que o Município de Odemira têm vindo a promover no âmbito da estratégia de valorização dos produtos locais com maior tipicidade e potencialidades económicas do concelho», ilustrou a autarquia odemirense.

A organização conta com o apoio do Município de Odemira e a colaboração da Junta de Freguesia de Zambujeira do Mar, EPO – Centro Escolar e Empresarial do Sudoeste Alentejano e TAIPA – Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira.

Comentários

pub