O filme «Filhos de um Mar Maior», que mostra a luta dos marisqueiros de Vila do Bispo, vai ser apresentado amanhã, dia 2 de agosto, às 18h00, no Auditório do Centro Cultural de Vila do Bispo, com a presença de muitos dos retratados.
O documentário, que retrata a apanha do perceve, o mais popular marisco português nas falésias íngremes e agrestes da Costa Vicentina, tem como protagonistas José Seromenho Barata, “o Amola”, António Jorge Baptista, “o Cachola”, e os irmãos António Ramos e José Ramos, ambos antigos marisqueiros. Há ainda outros participantes são os atuais profissionais e sócios da associação.
O filme, um projeto da Associação de Marisqueiros de Vila do Bispo, tem como realizador o antigo jornalista Carlos Vaz, com entrevistas de Alexandra Trindade, e imagem de Miguel Veterano e Rodrigo Corteseano.
«As marés determinam o ritmo de vida destes homens, as dificuldades que enfrentam, os perigos que correm e a violência da apanha dos perceves. Há gerações de marisqueiros, há quem tenha largado um bom emprego e o conforto da cidade para se dedicar a esta vida. Compensa o risco?», interrogam os autores do documentário.
Outra questão que é colocada tem a ver com a gestão desta pescaria, que é «o desafio que se impõe, numa altura em que a Associação de Marisqueiros de Vila do Bispo luta pela sua certificação».
O filme conta com a colaboração da KORE e da Mar de Histórias, sendo um projeto financiado pelo programa ProMar.
A exibição do documentário tem entrada livre.