Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
savewater

Sul InformaçãoA associação In Loco lançou o livro «Esperança democrática», uma análise sobre 25 anos de Orçamentos Participativos no Mundo, uma obra organizada por Nelson Dias que «representa o esforço de mais de quarenta autores e de muitos outros colaboradores diretos e indiretos» de diferentes países.

O conceito de Orçamento Participativo nasceu em Porto Alegre, no Brasil, em 1989 e desde então espalhou-se um pouco por todo o mundo, incluindo Portugal. Na região algarvia, o primeiro município a aderir a esta prática foi São Brás de Alportel, concelho onde a In Loco está sediada.

O prefácio do livro é da responsabilidade do homem que criou este instrumento democrático, o ex-prefeito de Porto Alegre Olívio Dutra. «Os cerca de dez anos de Orçamentos Participativos em Portugal são também analisados neste livro, num artigo inédito e bastante detalhado», revelou a associação algarvia, numa nota de imprensa.

são brás de alportel

«As páginas desta obra são um convite para uma fascinante viagem pelos caminhos da inovação democrática em contextos culturais, políticos, sociais e administrativos muito diversos. Da América do Norte à Ásia, da Oceânia à Europa, da América Latina à África, o leitor encontrará muitos motivos para acreditar que outras formas de democracia são possíveis», considerou a In Loco.

O livro «traduz um estado de espírito contagiado pela procura de novas soluções, pela constante busca da ação transformadora, pela inconformidade de muitas pessoas e organizações espalhadas pelo Mundo».

Uma mensagem que é ainda mais atual tendo em conta a «crise dos sistemas de democracia representativa», comum a muitos países do mundo. «Os diferentes autores procuram mostrar como os Orçamentos Participativos têm vindo a provocar mudanças na forma de exercer o poder democrático, na transformação das administrações públicas, na construção de sociedades civis mais fortes e organizadas, no combate às assimetrias sociais e territoriais», acrescentou a associação.

O livro pode ser encomendado através do email [email protected].

são brás de alportel
emarp

Também poderá gostar

Sul Informação - MOCHILA já anda por aí

Luísa Sobral apresenta o seu primeiro romance na Guia

Sul Informação - Legado de José Mário Branco desvenda-se em livro com as suas 120 entrevistas à imprensa

Legado de José Mário Branco desvenda-se em livro com as suas 120 entrevistas à imprensa

Sul Informação - «Os Crimes do Verão de 1985», um thriller português com densidade e estilo

«Os Crimes do Verão de 1985», um thriller português com densidade e estilo