Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
zoomarine

Sul InformaçãoO terceiro navio do Parque Subaquático Ocean Revival, a Fragata ex-NRP “Comandante Hermenegildo Capelo”, vai ser afundada no sábado, dia 15 de junho, depois de, em outubro passado, se ter efetuado a imersão deliberada dos ex-NRP “Oliveira e Carmo” e ex-NRP “Zambeze”, também da Marinha Portuguesa.

A fragata, que chegou ao Porto de Portimão no dia 29 de maio, tem estado atracada a ser preparada para o afundamento, nomeadamente com a colocação dos explosivos de recorte que irão provocar a sua imersão em poucos minutos.

No sábado, o navio começará a ser rebocado às 7h00, para ser posicionado e fundeado, entre as 9h00 e as 11h00, no local previsto para o seu afundamento, frente à praia de Alvor.

lagos eventos

Entre as 13h00 e as 13h15, terá então lugar a imersão da antiga fragata. Às 14h00, será feito um mergulho de inspeção do navio, após o que, se tudo correr bem, entre as 15 e as 16h30, deverá decorrer o primeiro mergulho oficial no navio, reservado a mecenas, ou seja, a pessoas que apoiaram o Projeto Ocean Revival.

Além disso, entre as 7h00 e as 17h00 de sábado, será definido um perímetro de segurança de meia milha, dentro do qual não será permitida a entrada de embarcações não autorizadas.

A partir de domingo, 16 de junho, se a operação tiver decorrido de acordo com o previsto, o navio estará aberto ao público, sendo possível mergulhar.

No entanto, durante um período de duas a três semanas, estará proibida a penetração na antiga fragata.

Em tempo oportuno, a Capitania do Porto de Portimão anunciará a abertura do navio a qualquer tipo de mergulho incluindo penetração para mergulhadores devidamente certificados.

O Projeto Ocean Revival tem por objetivo a criação, ao largo de Portimão, de um recife artificial visitável por turistas de mergulho de todo o mundo, dinamizando desta forma a economia local ao longo de todo o ano.

No polo de turismo subaquático do parque Ocean Revival já podem ser visitados o patrulha-oceânico “Zambeze” e a corveta “Oliveira do Carmo”, submersos no dia 30 de outubro passado, faltando ainda o navio oceanográfico “Almeida Carvalho”, que será afundado em setembro próximo, provavelmente no dia 21.

Os quatro navios desta frota, que marcaram a história da Marinha Portuguesa, funcionarão como recifes artificiais num fundo de areia, constituindo uma paragem obrigatória para o importante nicho do turismo de mergulho, com a previsão que ao longo dos primeiros dez anos sejam atraídos um total de 620 mil mergulhadores e suas famílias, o que poderá constituir um importante estímulo para a economia local.

Nos dois navios que foram ao fundo em outubro, já foram feitos desde então, e apesar dos temporais de inverno, mais de 2500 mergulhos, o que é um recorde para a atividade na época baixa turística, revelou ao Sul Informação Luís Sá Couto, da empresa Subnauta e membro fundador, com a Câmara de Portimão, da Associação Musubmar, que promove o projeto de incremento do turismo subaquático através do afundamento de quatro antigos navios da Armada Portuguesa.

 

As operações do afundamento decorrerão de acordo com o seguinte programa:

07h00 / 09h00 – Reboque da Fragata “Hermenegildo Capelo” para o Parque Ocean Revival
09h00 / 11h00 – Posicionamento e fundeio do navio na sua posição
11h00 / 13h00 – Preparação para o afundamento
13h00 / 13h15 – Imersão deliberada da Fragata “Hermenegildo Capelo”
13h15 / 14h00 – Período de espera
14h00 / 15h00 – Mergulho de inspeção do navio
15h00 / 16h30 – Primeiro mergulho oficial no navio reservado a mecenas

 

 

Banner lateral albufeira

Também poderá gostar

Sul Informação - Obras no Jardim da Fortaleza, na Praia da Rocha, devem estar concluídas na segunda quinzena de Julho

Obras no Jardim da Fortaleza, na Praia da Rocha, devem estar concluídas na segunda quinzena de Julho

Sul Informação - Portimão reconheceu empresas PME Líder e Excelência do concelho

Portimão reconheceu empresas PME Líder e Excelência do concelho

Sul Informação - Música, arte e comércio não faltam nas “Quintas-feiras ao Luar” de Portimão

Música, arte e comércio não faltam nas “Quintas-feiras ao Luar” de Portimão