Três dias de dança, música e arte no Festival do Solstício de Santa Clara-a-Velha

O Festival do Solstício promete, nos dias 21, 22 e 23 de junho, muita dança, música e arte em Santa […]

O Festival do Solstício promete, nos dias 21, 22 e 23 de junho, muita dança, música e arte em Santa Clara-a-Velha, numa iniciativa da Associação PédeXumbo e do Município de Odemira.

O primeiro festival de dança da região oferece um programa cheio de atividades para famílias e crianças, com oficinas de dança, bailes, worshops de instrumentos, exposições, animação de rua, passeios, gastronomia local e ambiente.

Naquele que será o maior dia do ano, na sexta-feira, 21 de junho, o Festival do Solstício abre portas às 10 horas, com um pequeno -almoço à moda do Alto Mira, preparado pelo Grupo Etnográfico Gente do Alto Mira da Casa do Povo de Santa Cla­ra-a-Velha.

A partir daí a festa invade vários espaços em Santa Clara-a-Velha e estende-se pelas margens do Rio Mira.

O projeto inclui um vasto trabalho comunitário que envolve a população local, dando relevo às expressões e saberes tradicionais.

No primeiro dia, entre as 11 e as 13 horas, será feito o reconhecimento da aldeia de Santa Clara-a-Velha e das insta­lações artísticas realizadas com a comunidade: TRAMA (Um Olhar sobre o trabalho do Arte­são Manuel Jacinto), Árvore das rendas (Grupo de convívio de senhoras da comunidade de Santa Clara), Oficina de Construção e Lançamento da Embarcação de Atabua (com Jaime Pais), Exposição Artes da Terra (Esculturas de raízes de urze e trabalhos de madeira por Maria Odete Oliveira e Jaime Pais), Que GENTE é esta? E que COISA é esta? (registo sonoro sobre as gentes e os objetos da terra) e História aos retalhos (a criação feminina na memória e reinvenção da tradição por Joana Rita).

Até ao final do dia 23, domingo, o programa é vasto e diversificado, com oficinas de danças do Alentejo, de circo, cabo-verdianas, de Israel, dos Balcãs, Biodanza, danças ciganas e muito mais.

Os espetáculos, oficinas de música e bailes serão constantes, com música que irá da tradicional, às Adufeiras de Monsanto e aos sons do didgeridoo.

Conheça aqui o programa completo do Festival do Solstício.

 

 

Comentários

pub