Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Sul InformaçãoAs danças tradicionais portuguesas vão animar São Brás de Alportel no próximo sábado em mais um Festival de Folclore, onde vão participar grupos folclóricos vindos de vários pontos do país.

O palco vai estar montado no Jardim da Verbena, mas a abertura do festival é feita com um desfile etnográfico que vai percorrer as principais ruas de São Brás, entre elas a Avenida da Liberdade e prossegue até ao Centro histórico.

Em 2013, este encontro de tradições, de danças e cantares conta com a atuação do Rancho Típico Sambrasense, do Rancho Folclórico de Penha Garcia, do Rancho Folclórico de Castelo de Vide e ainda do Rancho Folclórico os Populares de Olho Marinho.

vamos à vila 2025

Os espetáculos

Esta é uma iniciativa do Rancho Típico Sambrasense, conta com o apoio da Câmara Municipal e Junta de Freguesia de São Brás de Alportel, bem como um conjunto de entidades e empresas locais que se associam a este evento anual, que vai ter este ano a sua 11ª edição.

 

Sobre os grupos participantes:

Natural de São Brás de Alportel, o Rancho Típico Sambrasense formou-se em 1993 com o objetivo de representar e valorizar as tradições do barrocal e da serra algarvia. Composto por cerca de 50 elementos, desde infantis a seniores, o grupo apresenta
um repertório constituído por corridinhos e bailes de roda, bem como diversos trajos da época, levando o nome de São Brás de Alportel além-fronteiras.

Proveniente do concelho de Idanha a Nova, o Rancho Folclórico de Penha Garcia, fundado em 1983, pretende divulgar e preservar as tradições desta localidade, mediante a recolha de modas e danças junto da população mais idosa, onde o som do acordeão e dos adufes são uma presença constante.

Os trajes do grupo são réplicas dos domingueiros abastados, pobres, romeiros, noivos, entre outros trajos de trabalho que datam entre 1880 a 1915.

O alto Alentejo faz-se representar pelo Rancho Folclórico Nossa Senhora da Alegria do Castelo de Vide, que integra um grupo adulto e outro infanto-juvenil, num total de 80 elementos vestidos com trajos representativos de 3 grandes grupos: Passeio, Festa e Campo e Trabalho. Um dos instrumentos mais evidenciados é a “ronca”, feita com uma enfusa de boca tapada por uma pele e onde passa uma vara, emitindo um som muito popular nos tempos passados.

A viagem por Portugal prossegue até Óbidos, pelo Rancho Folclórico “Os Populares” de Olho Marinho. Este grupo com mais de 3 décadas de história apresenta um grupo infantil, com idades compreendidas entre os 4 e os 12 anos e um grupo adultos com pares entre os 13 e os 40 anos de idade. Na tocata figuram instrumentos como o acordeão, os ferrinhos, o bumbo, o banjo, as canas, o reco-reco, a pandeireta, entre outros típicos da região.

No seu historial constam espetáculos em Portugal e além-fronteiras, numa tentativa de valorizar as raízes culturais musicais desta região central.

lagos eventos
banner de topo alcoutim

Também poderá gostar

Fernando Daniel | Foto: Martyna Mazurek | Sul Informação

Fernando Daniel dá concerto no Dia do Município de São Brás de Alportel

Semana Académica 2016_Sexta dia 6 Maio_Capicua_4

Capicua, Ana Lua Caiano e Domingos e Amigos ajudam Tavira a conectar-se à natureza

dança

Emotion Dance Academy leva “Horizontes” ao Auditório Carlos do Carmo