O I Encontro Ibérico sobre o Declínio do Montado vai decorrer nos dias 17 e 18 de Maio de 2013, no Auditório do Instituto Politécnico de Beja.
Trata-se de uma iniciativa organizada pelo Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL), em parceria com o Instituto Politécnico de Beja, a Câmara Municipal de Beja e o Instituto del Corcho, la Madera y el Carbón Vegetal (IPROCOR).
Os montados de sobro e azinho têm sofrido um importante declínio, com variadas implicações ecológicas e socioeconómicas.
O ciclo de declínio caracteriza-se pela incapacidade das árvores de reagirem a um conjunto de fatores de stress. Estes fatores provocam uma diminuição gradual do vigor das árvores, seguida de uma redução das suas capacidades de defesa e do estabelecimento de condições favoráveis à instalação de agentes bióticos, que acabam por levar à morte da árvore.
Este Encontro tem como temática central o declínio do montado. No dia 17 de Maio, serão discutidas as principais causas do declínio do sobreiro e da azinheira (Sessão 1); avaliação do impacto económico-social do fenómeno, e a aplicação de novos conhecimentos disponíveis (Sessão 2); gestão e monitorização sustentável dos montados (Sessão 3) (programa detalhado em anexo).
A sessão de abertura contará com a presença do secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Francisco Gomes da Silva.
No dia 18 de maio, terá lugar uma visita técnica, em estreita parceira com a União da Floresta Mediterrânica (UNAC), a um montado em declínio, e realizar-se-á na Herdade do Azinhal, Azinheira de Barros, Grândola.
Durante o Encontro vai decorrer o lançamento oficial do projeto “GenoSuber – sequenciação do genoma do sobreiro” (ALENT-57-2011-20), liderado pelo CEBAL e co-financiado pelo InAlentejo.
A apresentação pública deste projeto contará com a presença da secretária de Estado da Ciência Leonor Parreira e com António Amorim, do grupo Corticeira Amorim.
Veja aqui o programa do Encontro Ibérico.
Comentários