Sociedade Polis apresenta projetos na Zambujeira do Mar no dia 8 de abril

Os projetos de Requalificação e Valorização de Zambujeira do Mar e do Arranjo da Orla Costeira da Praia dos Alteirinhos, do Programa […]

Os projetos de Requalificação e Valorização de Zambujeira do Mar e do Arranjo da Orla Costeira da Praia dos Alteirinhos, do Programa Polis Litoral Sudoeste, vão ser apresentados no dia 8 de abril, a próxima segunda-feira, às 20h30, na sede da Associação Cultural, Recreativa e Desportiva Zambujeirense.

Além destes dois projetos, mais ligados à vila que acolhe a sessão, também serão apresentadas pela Sociedade Polis Litoral Sudoeste outras intervenções previstas para o Concelho de Odemira.

Segundo a Polis do Sudoeste, o projeto de Requalificação e Valorização da Zambujeira do Mar, que visa «privilegiar a  fruição dos espaços públicos» nesta vila do litoral alentejano, está atualmente em fase de anteprojecto.

Com a obra, pretende-se «renovar as infraestruturas de águas, esgotos e iluminação, reordenar o estacionamento e a circulação automóvel, uniformizar as esplanadas, renovação dos passeios e criar um apoio de praia».

Mais adiantado está o projeto para a qualificação da Praia dos Alteirinhos, que se encontra na fase de ajustes finais ao projeto de execução.

«Esta praia, a sul de Zambujeira do Mar, terá intervenções ao nível do ordenamento e balizamento da circulação automóvel pedonal e regularização de estacionamento, recuperação e renaturalização das áreas degradadas, beneficiação e recuperação do acesso à praia e colocação de sinalética territorial e informativa dos valores naturais», anunciou a Polis Litoral Sudoeste.

«Na área do concelho de Odemira, além da requalificação de Zambujeira do Mar e da Praia dos Alteirinhos, estão previstas intervenções no Cabo Sardão, nos portos de pesca de Azenha do Mar, Entrada da Barca, Lapa das Pombas e Canal, nas praias do Malhão e Almograve, a execução de Ecovia e Ciclovias, diversas estruturas de apoio a desportos de natureza e ações de qualificação urbana em Vila Nova de Milfontes», acrescentou.

Entretanto, recordou a Sociedade Polis, já foi lançado o concurso de obra para as intervenções nas Praias das Furnas e de Norte de Odeceixe, no concelho de Odemira, num investimento global no valor de 428 mil euros.

A recente reprogramação física e financeira do Polis Litoral Sudoeste define como novo prazo de execução do programa o final de junho de 2015, inicialmente previsto para final de 2013. O investimento global é de 40,1 milhões de euros (inicialmente apontava para um valor de 46,7 milhões), mantendo-se a área de intervenção em 9.500 hectares, numa frente costeira de 150 km, nos concelhos de Sines, Odemira, Aljezur e Vila do Bispo.

Comentários

pub