Polis Litoral Sudoeste apresenta requalificação de Milfontes, Malhão e Furnas

A Sociedade Polis Litoral Sudoeste,responsável pelo Programa de Requalificação e Valorização do Litoral Sudoeste, vai apresentar à população o projeto […]

A Sociedade Polis Litoral Sudoeste,responsável pelo Programa de Requalificação e Valorização do Litoral Sudoeste, vai apresentar à população o projeto de Requalificação e Valorização de Vila Nova de Milfontes e os projetos de requalificação da Praia do Malhão e da Praia das Furnas, esta segunda-feira, dia 22 de abril, às 20h30.

A sessão de apresentação decorrerá na Casa do Povo de Vila Nova de Milfontes, pelas 20.30 horas, com a presença do presidente da Câmara  José Alberto Guerreiro, direção do POLIS e equipa técnica responsável pelas propostas.

Vila Nova de Milfontes, vila com séculos de história e grande tradição no uso balnear, tem uma exposição natural de enorme privilégio, na foz do rio Mira. A procura turística confere à vila grande dinamismo económico e social, quer ao nível dos espaços públicos, quer ao nível dos espaços privados, de comércio, serviços e alojamento. Nos meses de Verão, a sua população e a circulação automóvel duplicam.

O projeto de Requalificação e Valorização de Vila Nova de Milfontes encontra-se na fase de ante-projecto e tem como objetivos a eficiência dos sistemas de abastecimento de água, de drenagem de águas pluviais e domésticas; valorizar os ecossistemas locais e as zonas balneares; melhorar a higiene urbana e eficácia da rede de recolha de resíduos urbanos; privilegiar a circulação pedonal; disciplinar e controlar a circulação viária; requalificar os espaços públicos, garantindo mobilidade para todos; e requalificar largos e espaços de estadia de forma a dinamizar a vivência de rua, fomentar o comércio local.

O projeto será implementado em três zonas distintas: Eixo comercial (Rua Custodio Brás Pacheco até ao Largo de Santa Maria), o Núcleo Antigo (zona ribeirinha do Cais até ao Castelo e a Avenida Marginal até Rua D. João II) e a Avenida Marginal (da Rua D. João II até ao Farol).

 

Outras intervenções nas praias a Norte e a Sul de Vila Nova de Milfontes

Na área envolvente de Vila Nova de Milfontes, além da requalificação urbana da vila, estão previstas intervenções nas praias do Malhão, a execução de Ecovia e Ciclovias e já foi lançado a concurso a obra para a intervenção na Praia das Furnas.

A recente reprogramação física e financeira do Polis Litoral Sudoeste tem como novo prazo de execução o final de junho de 2015, inicialmente previsto para final de 2013.

O investimento global é de 40,1 milhões de euros (inicialmente apontava para 46,7 milhões), mantendo-se a área de intervenção em 9.500 hectares, numa frente costeira de 150 km, nos concelhos de Sines, Odemira, Aljezur e Vila do Bispo.

Comentários

pub