Ogier lidera Rally de Portugal ao final do primeiro dia, Ostberg abandonou (atualizada)

Sébastien Ogier acabou o primeiro dia do Vodafone Rally de Portugal na liderança da prova. O francês chegou na frente […]

Sébastien Ogier acabou o primeiro dia do Vodafone Rally de Portugal na liderança da prova.

O francês chegou na frente à Super Especial de Lisboa, depois das quatro primeiras etapas que tiveram lugar em Mú e Ourique e, apesar de o mais rápido frente ao Mosteiro dos Jerónimos ter sido Mikko Hirvonen, manteve o primeiro lugar.

O primeiro dia de Rally foi marcado pela competitividade e pelo abandono de Mads Ostberg, que capotou na terceira etapa, depois de ter conseguido “roubar” a liderança a Ogier na segunda.

Ostberg conseguiu, entretanto, resolver os problemas decorrentes do despiste e alinhou esta manhã para as seis etapas de sábado, com duas passagens nos troços de Vascão, Almodôvar e Loulé.

O líder provisório entre os pilotos a competir no World Rally Championship (WRC) Sebastien Ogier venceu apenas a primeira etapa, mas foi o suficiente para acabar o dia em primeiro da geral. O piloto francês montou pneus de composto macio no Polo R WRC e teve que conter o seu andamento, pois trata-se de uma etapa longa: «Talvez a escolha dos pneus não tenha sido perfeita, mas sei como os poupar e tentei fazê-lo», disse o Ogier.

O piloto francês é seguido de perto pelo espanhol Dani Sordo, que venceu a terceira e quartas classificativas, mas acabou por ceder algum tempo em Lisboa, estando agora a 4,4s do líder. «Estou muito confiante com o carro e isso é importante. A equipa fez um grande trabalho», afirmou o piloto espanhol.

Jari-Matti Latvala e Mikko Hirvonen são os terceiro e quarto classificado, respetivamente.

Entre os portugueses, Bruno Magalhães manteve uma forte luta com Ricardo Moura e até acabou as quatro primeiras etapas com uma vantagem de 2,3s. Mas acabou por não conseguir cumprir a longa ligação para Lisboa, pois ficou sem bateria no Peugeot 207 S2000 devido a problemas no alternador.

Problemas que não deverão impedir o piloto luso de continuar em competição e regressar amanhã à pista, em Rali 2. Também Robert Kubica, ex-piloto de Fórmula 1 cujo regresso à competição, depois de grave acidente, tem gerado entusiasmo, ficou pelo caminho, devido a dois furos. O polaco deve, igualmente, continuar em prova.

Ainda entre os portugueses, Pedro Meireles está no terceiro lugar, mas já a 53,1s de Moura. Miguel Jorge Barbosa e Diogo Gago, completam os cinco primeiros classificados. João Fernando Ramos foi a primeira baixa entre a representação portuguesa parando na terceira classificativa com problemas no diferencial do Mitsubishi, mas tudo indica que arrancará amanhã em Rali 2.

(Atualizada sábado com resultados da Super Especial de Lisboa)

Comentários

pub