Fluviário de Mora celebra o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

O Fluviário de Mora celebra o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios a 18 de abril, com atividades gratuitas para […]

O Fluviário de Mora celebra o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios a 18 de abril, com atividades gratuitas para os visitantes, sensibilizando-os para a valorização do património natural.

A Direção Geral do Património Cultural promove o tema Património + Educação = Identidade, focando a sua importância e relação, dando o mote para ao programa de atividades que decorrerão no Fluviário nesse dia: Património e Identidade.

O espaço promove a atividade “Passeios no Rio”, um passeio pedestre entre a vegetação ribeirinha ao longo da ribeira da Raia, sobre um passadiço de madeira com 1500 metros. O ponto de encontro é na receção do Fluviário de Mora, em dois horários, o primeiro às 10h30 e o segundo às 14h30.

Cada um dos passeios pedestres é orientado por um educador ambiental durante 30 minutos. A atividade é gratuita para todos os visitantes do Fluviário de Mora e não requer marcação prévia.

E também nesse dia o Fluviário de Mora convida a “Soltar amarras sobre o Património Natural”, numa aventura de descoberta pelo mundo dos rios, com a exibição do documentário “Expedição Rivus”.

Mais uma vez a atividade é gratuita para todos os visitantes do Fluviário de Mora e tem a duração de 60 minutos, estando disponível entre as 10h00 e as 19h00.

O Fluviário de Mora deixa ao critério do visitante a visualização de todo o documentário ou não. Esta expedição não requer marcação prévia e solta amarras no auditório do Fluviário numa viagem de descoberta sobre o património natural, científico e cultural.

Por fim, haverá a oportunidade de também se conhecer o novo lontrário do Fluviário de Mora e até de se fazer um piquenique no Parque Ecológico do Gameiro.

O Fluviário de Mora é pioneiro na Europa e abriu em Março de 2007, tendo recebido até hoje mais de 675 mil visitantes. Simulando o percurso de um rio da nascente até á foz, possui 600 peixes de 70 espécies, além de cinco lontras.

Comentários

pub