Festas de Maio de Amoreiras-Gare começam hoje

A partir de hoje, 30 de abril, e até 5 de Maio, a localidade de Amoreiras-Gare vai estar em foco […]

A partir de hoje, 30 de abril, e até 5 de Maio, a localidade de Amoreiras-Gare vai estar em foco com as Festas de Maio e a 10ª Feira do Interior do Concelho de Odemira, que mobilizam anualmente milhares de visitantes.

O convívio, o debate, a gastronomia e os petiscos são pontos fortes. A abertura oficial das Festas de Maio acontecerá no dia 1 de maio, pelas 11.00 horas.

Destaque para a Exposição de Artesanato e Produtos Regionais, a funcionar ao longo de cinco dias, entre 1 e 5 de maio, com dezenas de artesãos a trabalhar ao vivo, nas várias artes e ofícios.

Este ano serão promovidos dois colóquios, sobre o tema “O papel de alguns Agentes de Desenvolvimento nas suas comunidades” (no dia 2, quinta-feira) e “Estratégias para a Sustentabilidade do Interior” (no dia 3, sexta-feira).

A animação musical começará logo na terça-feira, na noite de 30 de abril, com um baile com o artista Ruben Baião. No dia 1 de maio, pelas 15.00 horas, haverá Cante ao Baldão aberto aos cantores da região e atuação de tocadores de Violas Campaniças, seguido da atuação da Tuna Feminina Universitária de Beja e da Tuna Universitária de Beja. Na quinta, dia 2, a partir das 18.00 horas haverá animação musical e petiscos.

A sexta-feira, 3 de maio, será o Dia das Escolas, com várias atividades com alunos do Agrupamento Vertical de Colos. No final da tarde haverá animação musical e petiscos, seguida de baile com o grupo Trial Band e atuação do artista Sérgio Rossi.

Para sábado, pelas 10.00 horas, haverá Missa Solene no Salão do Centro Social acompanhada pelo Coro da Universidade Sénior de Castro Verde e, pelas 11.00 horas, atuação livre de artistas e poetas populares.

Pelas 15.00 horas, a Tarde de Cante contará com os grupos corais Vozes Femininas de Amoreiras-Gare e Estrelas do Guadiana (Tires, Cascais) e dos grupos musicais Amoreirense, Atar e Por ao Fumeiro (S.Teotónio), Os Saramagos (Garvão) e Ventos Alentejanos (Ferreira do Alentejo). À noite haverá baile com Fábio Lagarto e espetáculo com a artista Tânia Sampaio.

No último dia de festa, no domingo, pelas 9.00 horas, haverá um passeio equestre pela freguesia de S. Martinho das Amoreiras. Às 12.00 horas, haverá a entrega dos Prémios do Concurso de Poesia.

Pelas 15.00 horas terá início do 8º Festival de Cantares ao Desafio/Improviso, com demonstração de cante ao baldão, desgarrada fadista e cantares ao desafio do Minho. No final haverá a atuação do Rancho Folclórico de Moncarapacho e a habitual Tourada Tradicional à Alentejana para encerrar as Festas de Maio.

A organização pertence à Associação para o Desenvolvimento de Amoreiras-Gare, com o apoio do Município de Odemira, Junta de Freguesia de S. Martinho das Amoreiras e GNR, com os patrocínios do INATEL, Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de S.Teotónio e Cerveja Sagres.

Comentários

pub