Vá dar as boas vindas ao peneireiro-das-torres

«Boas vindas ao peneireiro-das-torres» é o nome do passeio pedestre de observação de aves estepárias que o Centro de Educação […]

«Boas vindas ao peneireiro-das-torres» é o nome do passeio pedestre de observação de aves estepárias que o Centro de Educação Ambiental de Vale Gonçalinho, em Castro Verde, promove no sábado, dia 16 de março, às 9h00.

As inscrições, que são obrigatórias, custam 1 euro para sócios da Liga para a Proteção da Natureza (LPN) e 3 euros para não sócios, e devem ser feitas até dia 14, através do email [email protected] ou dos telefones 286 328 309 e 968523648.

O Centro de Educação Ambiental de Vale Gonçalinho, em Castro Verde, é propriedade da LPN e integra-se no multi premiado projeto desta associação em defesa das aves estepárias, o Projeto LIFE Estepárias.

O Projeto LIFE Estepárias pretende promover a conservação da Abetarda (Otis tarda), Sisão (Tetrax tetrax) e Peneireiro-das-torres (Falco naumanni) nas estepes cerealíferas do Baixo Alentejo. São três espécies altamente vulneráveis e que se encontram ameaçadas a nível nacional e mundial.

O seu habitat, as estepes cerealíferas ou pseudo-estepes, tem diminuído devido às alterações que se têm verificado nas práticas agrícolas.

O Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho (CEAVG) é um local dinâmico e interativo onde estão disponíveis informações sobre recursos ambientais.

Situado no coração da estepe cerealífera alentejana, o CEAVG é um local de visita obrigatório para quem quer conhecer o valioso património natural da região, oferecendo simultaneamente um conjunto de atividades didáticas e percursos temáticos em toda a Zona de Proteção Especial (ZPE) para Aves de Castro Verde.

Os visitantes contactam diretamente com Projetos demonstrativos, como o ciclo sustentável da água (cisterna, Estação de Tratamento de Águas Residuais através de Plantas e ribeira), as energias renováveis (painéis solares), o combate à desertificação e a fauna e flora locais (observatório de aves e torre de nidificação).

O CEAVG é uma casa ecológica que dispõe de um Auditório (com capacidade para 40 pessoas), um Centro de Documentação Ambiental com material multimédia, uma área de Exposições ambientais e produtos tradicionais e de uma Oficina do Ambiente para a realização de experiências ilustrativas da estepe cerealífera. O CEAVG dispõe ainda de uma área de apoio logístico para técnicos que realizam estudos científicos na região.

Comentários

pub