Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
festival de caminhadas

Sul InformaçãoO convite a José Sócrates – aceite por este – para protagonizar um espaço semanal de comentário na televisão pública é editorialmente questionável e por isso sujeito às mais diversas opiniões, como sempre acontece com qualquer assunto. Só.

Aquilo a que assistimos desde a manhã desta quinta-feira é a um chorrilho de vulgaridades em torno da opção da direção de informação da RTP e do acordo firmado entre a estação e o antigo chefe de governo.

Portugal está esquizofrénico. Em poucas horas, dezenas de milhar de portugueses assinaram as petições entretanto criadas para impedir a pessoa em causa de usar de um dos mais importantes direitos de um regime democrático: a liberdade de expressão.

lagos eventos

Infelizmente, continua a faltar-nos a mesma mobilização para causas verdadeiramente essenciais.

Permitir que Sócrates tenha opinião e a torne pública não significa sanear a sua responsabilidade na situação do país.

Aos tribunais e não ao espaço público deve caber (ou deveria, se as instituições funcionassem) a missão de julgar eventuais responsabilidades criminais deste, como de qualquer outro responsável político, no exercício de funções públicas.

A liberdade de expressão que tantas vezes – e justamente – apregoamos não pode servir apenas a conveniência.

A garantia constitucional que permite a Passos Coelho dizer que o desemprego é uma oportunidade é a mesma que há-de servir a José Sócrates para tentar escamotear a sua implicação direta na desgraça a que coletivamente chegámos. Haverá quem concorde com o que vai ser dito. Outros discordarão. Podemos não gostar, achar errado, até um grande disparate. Eu, pessoalmente, acho um descaramento.

Em muitas coisas continuamos um povo atrasado, ainda preso às amarras de uma falsa moral opressora.

Uma frase acompanhou-me ao longo do dia: “está caladinho ou levas” e no fundo é isto. Em cada um de nós mora um pequeno ditador que quer um mundo pintado apenas com as cores que mais lhe agradam.

É também por isso que chegámos a este ponto.

 

Autor: Nuno Andrade Ferreira, jornalista

 

 

sessões de cinema de inverno

Também poderá gostar

gouveia e melo task force

Podcast Voz da Campanha: Apelos ao voto, uma ausência e um protagonista inesperado

O almirante Henrique Gouveia e Melo, fala aos jornalistas durante o ‘What’s Next Summit 2025’, encontro global que reúne líderes empresariais, decisores políticos e inovadores para refletir sobre o futuro das empresas e da sociedade em tempos de incerteza abordando o tema “A importância da robótica na exploração marinha”, evento promovido pela Porto Business School, no Porto, 01 de abril de 2025. MANUEL FERNANDO ARAÚJO/LUSA

Gouveia e Melo confirma que é candidato às presidenciais e apresenta candidatura a 29 de Maio

Igreja_Nossa_Senhora_Carmo_Tavira

Funeral dos 4 jovens mortos no acidente em Tavira é amanhã