Proder apoia investimento de 3,3 milhões em 12 unidades de turismo rural no distrito de Beja

Onze unidades de alojamento de turismo em espaço rural vão ser criadas e uma remodelada no distrito de Beja, num […]

Onze unidades de alojamento de turismo em espaço rural vão ser criadas e uma remodelada no distrito de Beja, num investimento total de 3,3 milhões de euros que vai criar 180 camas e 21 postos de trabalho.

Os 12 projetos, já aprovados, são cofinanciados em 1,9 milhões de euros pelo Eixo Leader do Programa de Desenvolvimento Rural (Proder) e estão em execução em seis concelhos do distrito de Beja.

As 11 unidades estão a ser criadas em Ferreira do Alentejo (quatro), Ourique (duas), Almodôvar (duas), Aljustrel (uma), Castro Verde (uma) e Odemira (uma) e a unidade em remodelação situa-se em Almodôvar, disse hoje à agência Lusa David Marques, presidente da Esdime – Agência para o Desenvolvimento Local do Alentejo Sudoeste, que gere o Eixo Leader do Proder nos seis concelhos.

Segundo o responsável, os 12 projetos, nas modalidades de alojamento de Casa de Campo e Agroturismo, vão permitir “aumentar consideravelmente” a oferta de alojamento de turismo em espaço rural nos seis concelhos.

A oferta vai passar das atuais oito para 19 unidades e o número de camas vai duplicar, passando das atuais 90 para 180, precisou.
A maioria das 180 camas vai ser criada no concelho de Ferreira do Alentejo (78), seguindo-se os de Almodôvar (36), Ourique (24), Aljustrel (18), Castro Verde (12) e Odemira (12), indicou.

As três unidades que vão implicar os maiores investimentos, cada uma 300 mil euros, vão ser criadas no concelho de Ferreira do Alentejo, sendo que o menor investimento, de 209 mil euros, vai ser efetuado na unidade em criação no concelho de Aljustrel.

Comentários

pub