Polis Sudoeste avança com obras nas praias das Furnas e Norte de Odeceixe

A Sociedade Polis Litoral Sudoeste, responsável pelo Programa de Requalificação e Valorização do Litoral Sudoeste, lançou a concurso as obras […]

A Sociedade Polis Litoral Sudoeste, responsável pelo Programa de Requalificação e Valorização do Litoral Sudoeste, lançou a concurso as obras para as intervenções nas Praias das Furnas e de Norte de Odeceixe, no concelho de Odemira, num investimento global no valor de 428 mil euros.

Prevê-se que os trabalhos de requalificação da Praia das Furnas tenham início após o Verão, no valor estimado de 353.365 euros.

A proposta de intervenção pretende promover a requalificação de infraestruturas de apoio ao uso balnear, sobretudo ao nível das acessibilidades, beneficiando e recuperando os acessos viários e pedonais e ordenando o estacionamento, de modo a garantir a segurança e o conforto da sua utilização e a salvaguarda dos valores naturais, condicionando o acesso ao cordão dunar.

O projeto foi desenvolvido, tendo em consideração o PAOC – Projeto Arranjo da Orla Costeira implementado nesta praia.

As intervenções na Praia Norte de Odeceixe terão início após o Verão, no valor de 75.055 euros.

O objetivo passa pela compatibilização da margem direita da ribeira de Seixe enquanto alternativa à praia de Odeceixe para a prática balnear, ou zona de estadia e recreio, formalizando a área destinada ao estacionamento de automóveis, de modo a que o impacto seja o menor possível relativamente ao usufruto das margens da ribeira.

Pretende-se minimizar as marcas visíveis da circulação e permanência desregrada de automóveis e utilizadores do espaço, contribuindo para uma utilização adequada e permitindo a revitalização da vegetação natural, sobretudo através de ações de controlo.

O Programa de Requalificação e Valorização do Litoral Sudoeste, da responsabilidade da Sociedade Polis Litoral Sudoeste, foi reprogramado, prevendo agora um investimento global de 40,1 milhões de euros (inicialmente apontava para um valor de 46,7 milhões), mantendo-se a área de intervenção em 9.500 hectares, numa frente costeira de 150 km, nos concelhos de Sines, Odemira, Aljezur e Vila do Bispo.

A recente reprogramação física e financeira do Polis Litoral Sudoeste define como novo prazo de execução do programa o final de junho de 2015, inicialmente previsto para final de 2013.

Na área do concelho de Odemira, mantêm-se as intervenções inicialmente previstas, com ações no Cabo Sardão, nos portos de pesca de Azenha do Mar, Entrada da Barca, Lapa das Pombas e Canal, nas praias do Malhão, Almograve e Alteirinhos, a execução de Ecovia e Ciclovias, diversas estruturas de apoio a desportos de natureza e ações de qualificação urbana em Vila Nova de Milfontes e Zambujeira do Mar.

Comentários

pub