“Ser Mulher” em Odemira com uma semana inteira de atividades

Na semana de 4 a 9 de Março celebra-se no concelho de Odemira o “Ser Mulher “ em toda a […]

Na semana de 4 a 9 de Março celebra-se no concelho de Odemira o “Ser Mulher “ em toda a sua plenitude, valorizando a celebração do Dia Internacional da Mulher (8 de março). Nesta semana temática, serão promovidas diversas iniciativas para as mulheres enão só, desde sensibilizações, tertúlias e workshops.

“Ser Mulher” é uma iniciativa promovida pela TAIPA – Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira, através do Projeto Igualando (financiado pelo POPH – Programa Operacional Potencial Humano, QREN- Quadro de Referência Estratégico Nacional e Fundo Social Europeu, com gestão da CIG – Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género).

O evento conta com a parceria da Unidade de Cuidados na Comunidade “Saúde na Mira”, Município de Odemira, Agrupamento de Escolas de Odemira, Escola Secundária Sr. Manuel Candeias Gonçalves, Jardim de Infância Nossa Sra. da Piedade e a oficina José Francisco de Jesus.

Além de eventos nas várias entidades parceiras, serão promovidas várias ações dirigidas ao público em geral. “Porque gostar de mim” é o tema da ação de sensibilização de rua sobre tabagismo e violência doméstica, que decorrerá no dia 4 março (9.30/11.30h, em S. Teotónio, e 16/18h em Odemira) e no dia 6 de março (9.30/11.30h, em S. Luís, e 16/18h, em Vila Nova de Milfontes).

Durante toda a semana estará patente na Biblioteca Municipal de Odemira a Mostra de Obras Literárias “A mulher/A igualdade de género”.

No dia 8 março, a partir das 15.00h, decorrerá a Tertúlia “Ser mulher: ontem, hoje e amanhã”, no Auditório da Biblioteca Municipal, com a presença de mulheres de diferentes gerações, que de alguma forma se destacaram e/ou destacam no concelho de Odemira. A saúde, o trabalho e a família são alguns dos contextos a abordar.

Também no dia 8, a partir das 22.00h, haverá animação teatral surpresa em restaurantes do concelho, com a presença dos personagens “Zé e Bélinha”.

Por último, será promovido no dia 9 de março, pelas 15.00h, o workshop “ABC da Mecânica para mulheres”, na Oficina José Francisco de Jesus, Lda, na Zona Industrial de Odemira.

Mais informações: Fernando Parreira, Coordenador do Projeto Igualando / 968701068 / 283 320 020 / [email protected] / www.taipa-desenvolvimento.pt

Comentários

pub