Projeto ST.E5G abre portas com uma festa de diversidade em S.Teotónio

O Projeto ST.E5G vai ser apresentado no próximo sábado, dia 23 de fevereiro, pelas 15 horas, com o objetivo de […]

O Projeto ST.E5G vai ser apresentado no próximo sábado, dia 23 de fevereiro, pelas 15 horas, com o objetivo de impulsionar a integração social e cultural de crianças e jovens da freguesia de S.Teotónio, no concelho de Odemira.

O projeto é promovido pela TAIPA – Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira, e financiado pelo programa Escolhas 5ª Geração, com o apoio do Município de Odemira.

Uma Festa de Animação no Quintalão, em S. Teotónio, marcará o início oficial deste projeto de integração e a inauguração do Espaço ST (ao lado da Junta de Freguesia de S. Teotónio), apresentando à comunidade a oferta de atividades e iniciativas do Projeto ST.E5G.

A festa contará com diversas atividades e a participação de todos os agentes culturais e desportivos de S. Teotónio, com a apresentação da Escolinha de Futebol (Grupo Desportivo Renascente), Hip Hop (grupo Soul Beat), yoga para crianças, taças tibetanas e artes marciais (Academia D’Artes), desportos de combate (ADMIRA), dança contemporânea (grupo Vis-a-Vis), capoeira e círculo de percussão (Espaço TEO), expressão plástica (professor Gonçalo Condeixa e alunos de Artes), teatro “Cabanita” e Acordes Dinâmicos (Sociedade Recreativa S. Teotoniense) e música tradicional búlgara (Sinfonia).

O Escolhas é um programa governamental de âmbito nacional, promovido pela Presidência do Conselho de Ministros e integrado no Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural – ACIDI, IP, cuja missão é promover a inclusão social de crianças e jovens de contextos socioeconómicos vulneráveis, visando a igualdade de oportunidades e o reforço da coesão social.

Atualmente na sua 5ª geração, que decorrerá até 2015, o Programa Escolhas mantém protocolos com projetos locais de inclusão social, muitos dos quais localizados em territórios onde se concentram descendentes de imigrantes e minorias étnicas.

O Programa Escolhas é financiado pelo Instituto da Segurança Social, pela Direção Geral de Educação e pelo Fundo Social Europeu, através do Programa Operacional Potencial Humano – POPH/QREN.

Comentários

pub