Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
zoomarine

Sul InformaçãoA Mata Nacional das Dunas Litorais de Vila Real de Santo António recebe mais uma ação de reflorestação, aberta a toda a comunidade, no dia 2 de março (sábado), com ponto de encontro no Parque de Merendas do Camaleão (VRSA), às 14h30.

A jornada dá seguimento ao projeto «Floresta Comum», que estabeleceu como meta a plantação de 3000 novos pinheiros na mata nacional, até ao final de 2013, renovando este espaço verde inserido na Rede Nacional de Áreas Protegidas e na Rede Natura 2000.

No dia 2 de março serão plantados mais 300 pinheiros-mansos (pinus pinea), em colaboração com as diversas entidades parceiras, nomeadamente o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), onde se inclui a Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e VRSA.

jf-quarteira

Prevê-se também a participação e colaboração do grupo de Sapadores Florestais, do Banco de Voluntariado de VRSA, dos jovens do projeto «Escolhas Vivas», do grupo de Escoteiros n.º 60 de VRSA, entre outras associações locais e regionais que queiram participar.

Sul InformaçãoLocalmente, o projeto «Floresta Comum» envolve ainda a participação dos alunos do concelho, no âmbito das ações ambientais desenvolvidas em contexto escolar, nomeadamente o «eco-escolas», através do qual será criada sinalética com informações relativas às espécies plantadas.

A Mata Nacional das Dunas Litorais de Vila Real de Santo António assume um papel de proteção desta região, funcionando como meio de fixação do sistema dunar, controlando os ventos marítimos e abrigando fauna selvagem. Atualmente, desempenha uma importante função social, sendo frequentemente utilizada para a prática desportiva.

Banner lateral albufeira
emarp

Também poderá gostar

Festa de Santa Rita_Procissão (2)

Santa Rita homenageia sua padroeira

bombeiros_er_12

VRSA: Incêndio deflagra em veleiro num estaleiro

Hastear das Bandeiras_VRSA (3)

VRSA celebrou 249 anos com inaugurações e homenagens