Tráfego de passageiros cresce 1% no Aeroporto de Faro e desce 13,9% em Beja

O tráfego de passageiros no Aeroporto de Faro durante o ano de 2012 revelou um crescimento acumulado de 1%, cerca […]

O tráfego de passageiros no Aeroporto de Faro durante o ano de 2012 revelou um crescimento acumulado de 1%, cerca de metade do aumento verificado em todos os Aeroportos ANA, que se cifrou em 1,9 % (+539 mil passageiros).

No entanto, no que diz respeito ao acréscimo homólogo, em dezembro, o tráfego de passageiros registou um aumento de 4% no Aeroporto de Faro, naquele que foi o mais significativo acréscimo verificado em todas as estruturas aeroportuárias do país no último mês do ano de 2012.

Em Beja, pelo contrário, houve uma quebra de 13,9% do movimento acumulado de passageiros ao longo do ano passado, a maior queda a nível nacional.

Segundo os dados hoje revelados pela ANA, o destaque vai para o crescimento do tráfego regular, nomeadamente o segmento LCC, com um crescimento de 4,9% (+451,6 mil passageiros).

Por aeroporto, verificaram-se crescimentos no Aeroporto de Lisboa (+3,5%), no Aeroporto de Faro (+1%) e no Aeroporto Francisco Sá Carneiro (Porto) (+0,8%).

Nos restantes Aeroportos, nos Açores (-5,9%) e Beja (-13,9%), o crescimento foi negativo.

A ANA destaca a performance do Aeroporto de Lisboa, que ultrapassou pela primeira vez a barreira dos 15 milhões de passageiros, e sublinha que, no Aeroporto do Porto, o crescimento verificado permitiu cimentar a barreira da procura acima dos 6 milhões de passageiros, situando-se o Aeroporto de Faro cerca de 300 mil passageiros abaixo desse nível.

Os aeroportos dos Açores receberam quase 1,2 milhões de passageiros, enquanto o Aeroporto de Beja esteve bem longe desses números, tendo recebido, ao longo de todo o ano de 2012, 1925 passageiros. E em 2011 tinha recebido 2237.

Em termos de mercados, destaque para os crescimentos de França, Alemanha, Suíça e Holanda (+714 mil passageiros no conjunto).

Destaque positivo para os desempenhos da TAP, easyjet e transavia.com. Em 2012, a TAP Portugal (38,9%), Ryanair (13,7%) e easyjet (12,9%) processaram 65,5% dos passageiros nos Aeroportos ANA.

No que se refere a valores homólogos observa-se que em Dezembro o tráfego de passageiros nos Aeroportos ANA subiu 2,4% (+39,8 mil passageiros), com destaque para o sector LCC (+6%, o que representa mais 29,8 mil passageiros transportados).

A tendência de subida manifesta-se no Aeroporto de Lisboa (+3,9%), e no Aeroporto de Faro (+4%).

No Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, a tendência foi de decréscimo (-1,4%) e nos aeroportos açorianos geridos pela ANA o crescimento manteve-se nos mesmos níveis que em Dezembro de 2011 (0%).

Relativamente a mercados, destaque para os crescimentos da França, R. Unido, Holanda e Suiça (+51 mil passageiros nos conjunto).

Quanto a companhias, destaques positivos para a TAP Portugal, easyjet e transavia.com.

 

Atualizado às 14h31, com a inclusão dos dados de passageiros referentes aos aeroportos dos Açores e de Beja.

 

Comentários

pub