Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Sul InformaçãoO  livro de poesia «Universo aberto com Trancas à Porta», a nova obra do autor Manuel Madeira, vai ser apresentado no sábado, às 16h30, na livraria Leya no Pátio, no espaço Pátio de Letras, em Faro. A apresentação desta obra editada pela 4 Águas vai estar a cargo de Varela Pires.  

Manuel Rodrigues Madeira nasceu em S. Bartolomeu de Messines, a 21 de Agosto de 1924, mas muito cedo foi levado para Faro, com a família, depois para Olhão, onde viveu até aos vinte cinco anos de idade, altura em que se deslocou para Lisboa e aí permaneceu durante mais de quarenta anos.

Foi empregado no Comércio e funcionário público, tendo sido demitido por motivos políticos. Foi preso e torturado pela PIDE várias vezes. Trabalhou como técnico da indústria agro-alimentar numa empresa multinacional, durante cerca de trinta anos. Vive actualmente em Olhão.

lagos marchas populares

Colaborou com poesia e ensaio em publicações clandestinas de divulgação cultural, no Algarve, nos anos quarenta e posteriormente em jornais e revistas literárias do país. Muitos dos seus trabalhos literários foram cortados pela Censura.

 

A obra de Manuel Madeira

Figura na “Antologia de Poesia Portuguesa do Pós-Guerra, 1945-1965”, da Ulisseia. Foi co-fundador da revista literária “Sol XXI”, e nela colaborou com poesia e ensaio. Recentemente colaborou com poesia na revista de literatura “Sulscrito” nº3.

Reuniu em livro parte da sua poesia, de 1949 a 2004, sob o título “No Encalço do Real Inalcançável”, da Minerva, 2005. Em 2007 publicou “Um Pouco de Infinito em Toda a Parte”, da Atelier, em 2008, “Cartas Poéticas entre António Ramos Rosa e Manuel Madeira”, pela Labirinto e em 2009, na mesma editora, o livro “À Descoberta das Causas no Sortilégio dos Efeitos” e “Simbiose Telúrica de Fragmentos do Ser, Reflexos e Reflexões Poéticas” editado pela PopSul em 2010.

vila do bispo

Também poderá gostar

Sul Informação - Silves lembra Camões com história, música, poesia e pintura

Silves lembra Camões com história, música, poesia e pintura

Sul Informação - Bibliotecas públicas do concelho de Loulé já reabriram

Livro que dá “voz” aos filhos dos “retornados” de Moçambique apresentado em Loulé

Sul Informação - Hastear da bandeira, concertos e teatro marcam Dia do Município de Santiago do Cacém

Festa do Livro em Santiago do Cacém dedicada aos valores da multiculturalidade