Investimentos do Polis Litoral Sudoeste descem 14% para 40,1 milhões de euros

O Polis Litoral Sudoeste, após a sua recente reprogramação física e financeira, definiu como novo prazo de execução do programa […]

O Polis Litoral Sudoeste, após a sua recente reprogramação física e financeira, definiu como novo prazo de execução do programa o final de junho de 2015, inicialmente previsto para final de 2013.

O programa foi alvo de ajustamento nas ações a desenvolver e no financiamento da intervenção, face ao atual desenvolvimento dos projetos e priorização das ações.

O investimento inicial de 46,7 milhões de euros foi reduzido em 14%, sendo agora de 40,1 milhões de euros, aguardando a sua aprovação pelo Ministério do Ambiente.

Mantém-se também a área de intervenção em 9.500 hectares, numa frente costeira de 150 quilómetros, nos concelhos de Sines, Odemira, Aljezur e Vila do Bispo.

O programa prevê a requalificação de infraestruturas balneares e de apoio à atividade piscatória, com o objetivo de valorizar o património, qualificar o território e diversificar a sua vivência. A estratégia de intervenção tem por base três eixos estratégicos: a valorização do património natural e paisagístico, a qualificação territorial de suporte às atividades económicas e tradicionais e a diversificação da vivência do território potenciando os recursos endógenos.

Segundo a Câmara de Odemira, neste concelho continuam previstas intervenções no Cabo Sardão, nos portos de pesca de Azenha do Mar, Lapa das Pombas e Canal, nas praias do Malhão, Furnas, Almograve e Alteirinhos e ações de qualificação urbana em Vila Nova de Milfontes e Zambujeira do Mar. As intervenções no território odemirense encontram-se em fase adiantada de projetos, prevendo-se a sua implementação ter início em 2013.

A Câmara Municipal de Odemira anuncia, em nota de imprensa, que continua a cumprir com as suas obrigações no âmbito da Sociedade Polis Litoral Sudoeste, sociedade responsável pela gestão do projeto de Requalificação e Valorização do Litoral Sudoeste.

Odemira já constituiu cinco do total de seis prestações do capital social devido no âmbito da Sociedade Polis Litoral Sudoeste, no valor total de 3,136 milhões de euros.

Desde 2009, foi definido um plano de pagamentos para as autarquias, tendo o Município de Odemira pago recentemente a quinta tranche, no valor de 627.200 euros.

A Sociedade Polis Litoral Sudoeste – Sociedade de Requalificação e Valorização do Litoral do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina S.A, sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos, é constituída pelo Estado (com maioria de capital) e pelos Municípios abrangidos pela área do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, ou seja, Sines, Odemira, Aljezur e Vila do Bispo. A sua estrutura funciona na sede do Parque Natural, em Odemira.

Desde 2010, a Sociedade Polis tem desenvolvido um conjunto de projetos a implementar com o cofinanciamento do QREN – Quadro de Referência Estratégica Nacional, dos quais a maioria incidirá no concelho de Odemira.

Comentários

pub