Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Sul InformaçãoO Teatro Municipal de Faro não vai entrar na fusão de empresas municipais que está a ser operada por Faro e deverá, antes, ser extinta e ser absorvida pela estrutura da câmara de Faro.

O assunto ainda esteve na Ordem do Dia da Reunião de Câmara de ontem, quarta-feira, à qual o Sul Informação assistiu, mas a sua discussão e votação acabou por ser adiada, uma vez que, como confessou na ocasião o presidente da autarquia Macário Correia, o processo é complicado e precisa de mais trabalho antes de poder avançar.

No fundo, trata-se de municipalizar a empresa que gere o Teatro das Figuras. E ai é que residirá a complicação, pois ainda há alguma dúvida sobre a forma como se processam as municipalizações, processo que está intimamente ligado à nova lei que vai levar á extinção de muitas empresas municipais em todo o país.

vamos à vila 2025

Macário Correia adiantou que os técnicos camarários «têm estado em contacto com outras autarquias, que também estão a ter dificuldades» em processos semelhantes.

A passagem do TMF para a autarquia em vez da nova empresa municipal que será criada com a fusão da Mercado municipal de Faro e Ambifaro (processo que também foi a reunião de Câmara e foi agora lançado) dever-se-á à exigência da lei de que as empresas municipais passem a ter pelo menos 50 por cento do seu orçamento de receitas próprias.

Uma situação que está longe de acontecer no TMF e que também poderia colocar em causa a viabilidade de uma futura empresa municipal que juntasse as três estruturas.

A votação do procedimento que dará início ao processo de municipalização do TMF ficou adiado para a próxima Reunião de Câmara de Faro, que deverá ocorrer nos primeiros a 6 de fevereiro. Esta não é uma realidade única no país, principalmente no que toca a empresas municipais que geriam equipamentos na área da cultura.

No que toca à fusão entre a Ambifaro e o Mercado Municipal, os vereadores da oposição pediram que a votação também fosse adiada, para poderem estudar melhor o assunto, solicitação que Macário correia disse não ser possível, dado os prazos que tem de ser cumpridos, no sentido de cumprir a lei.

A fusão terá de estar aprovada «até final de fevereiro», revelou, e há «três passos que têm de ser dados» antes da submissão à Assembleia Municipal, no final de fevereiro.

Ainda assim, foi dada a possibilidade do PS analisar os documentos antes de anunciar o seu sentido de voto. De qualquer forma, a proposta será sempre aprovada pelos vereadores da coligação no poder, em maioria neste órgão autárquico.

infraquinta rumo à sustentabilidade
municipio de odemira

Também poderá gostar

Farense_Santa Clara Descida 2025

Farense despromovido à II Liga após derrota com o Santa Clara

Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

Museus são celebrados no Algarve até domingo com mais de uma dezena de eventos

An United Airlines passenger aircraft departing Newark Liberty International Airport taking off

Vêm aí os americanos: primeiro voo direto entre Nova Iorque e Faro é já no sábado