Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
emarp

Sul InformaçãoO 240º aniversário da criação do Concelho de Lagoa, que se assinala no dia 16 de janeiro de 2013, motivou a Câmara local a promover um concurso literário destinado aos alunos das escolas do município.

O concelho foi criado no dia 16 de janeiro de 1773, por desanexação do termo de Silves, face à distribuição administrativa promovida por Sebastião José de Carvalho e Melo, Marquês de Pombal, primeiro ministro do reino e de D. José I, que assinou o respetivo alvará régio.

A Câmara Municipal de Lagoa considera que a história deste evento «serviu para fundar a nossa identidade local, regional e nacional» e «deve ser alicerçada através do conhecimento pelos mais novos, no caso os jovens estudantes», por isso «achou ser oportuno promover um concurso literário, na base da história local, entre a comunidade discente escolar, com o ativo apoio do corpo docente, no sentido da aprendizagem através do reavivar do conhecimento da história do concelho».

infraquinta rumo à sustentabilidade

Como objetivo do projeto também está o «incutir nos jovens estudantes o interesse pela investigação, pesquisa e conhecimento da história portuguesa na envolvência da participação integrada, responsável e democraticamente interveniente daqueles que, sendo jovens hoje, serão os homens e mulheres do amanhã e, porventura, os responsáveis pela defesa dos interesses do Concelho e da sua população».

Este concurso escolar tem, ainda, o objetivo de «dinamizar atividades transversais aos diferentes níveis de ensino da comunidade educativa e contribuir para o desenvolvimento de valores e atitudes adequados à formação de cidadãos conscientes e participativos numa sociedade democrática».

O concurso irá culminar com uma exposição, procurando combinar aspetos da história e da ciência com temas atuais, dirigida ao público escolar, de modo a torná-la numa visita inesquecível num futuro próximo dos jovens.

A apresentação dos trabalhos deve ter «a profundidade suficiente para o completo esclarecimento do visitante da exposição, por isso a sua elaboração deverá ser feita a pensar na resposta ao tema: 240 Anos do Concelho de Lagoa».

O concurso visa selecionar e premiar os melhores trabalhos originais, de acordo com os objetivos, sendo os trabalhos avaliados de acordo com os seguintes critérios:

– Adequação dos trabalhos ao tema;
– Competências históricas evidenciadas;
– Originalidade;
– Criatividade;
– Qualidade da apresentação.

Serão admitidas a concurso candidaturas individuais e/ou de grupo, devendo cada candidatura ter um professor responsável .

Para efeitos de apreciação e atribuição de prémios, serão considerados os seguintes escalões:

1º Escalão – 1º Ciclo do Ensino Básico (4º ano)
2º Escalão – 2º Ciclo do Ensino Básico (5º e 6º anos)
3º Escalão – 3º Ciclo do Ensino Básico (7º, 8º. e 9º. Anos)
4º Escalão – Ensino Secundário (10º, 11º e 12º anos)

recrutamento zoomarine 2025

Também poderá gostar

etic algarve videojogos

ETIC_Algarve tem quatro novos cursos

alfredo gomes

Professor de Portimão é um dos 10 finalistas do Global Teacher Prize Portugal

Erasmus 2

Primeira mobilidade do projeto Erasmus+ ECOCRAFT esteve na Escola Pinheiro e Rosa