Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
municipio de odemira

Sul InformaçãoO grande objetivo do Orçamento da Câmara de Alcoutim para 2013, aprovado na reunião da Assembleia Municipal de 14 de dezembro, é «combater o desemprego» e apoiar as «famílias com carências sociais e económicas», que são cada vez mais.

O Orçamento totaliza perto de 12 milhões de euros (11.903.703 euros), sendo de despesas e receitas correntes 5.922.203 euros, o que representa 49,8% do orçamento, e 5.981.500 euros de receitas e despesas de capital, representando 50,2% do total do orçamento.

No entanto, realça a autarquia no Plano Plurianual de Investimentos, a elaboração do orçamento para 2013 teve por base «um rigoroso exercício de prioridades de investimento e rentabilização de recursos», que lhe permitirá «manter-se como referência nacional em termos de consolidação orçamental e estabilidade financeira e obedecer aos condicionalismos financeiros da Administração Central, agravados em 2013 pela alteração na distribuição dos montantes das transferências do Estado, pelo aumento das receitas correntes e diminuição das receitas de capital e pela diminuição de fundos comunitários disponíveis».

infraquinta rumo à sustentabilidade

Para 2013, a Câmara Municipal de Alcoutim propõe assim um desenvolvimento sustentado, onde aposta na melhoria da qualidade de vida e bem-estar dos munícipes.

O orçamento contempla a continuação dos investimentos nas áreas do saneamento básico e abastecimento de água, renovação da rede viária e urbana, educação, cultura e desporto, ação social e saúde, indústria e energia, ordenamento do território, turismo e proteção do meio ambiente.

Na área dos transportes rodoviários e rede viária, está previsto um investimento de cerca de 2,5 milhões de euros, onde se destacam a pavimentação e sinalização da estrada municipal 507 (Cortes Pereiras – Alcoutim), a 2ª fase da Avenida de Acesso à Escola de Martim Longo e a reparação da ponte de Mestras/Barroso.

Ao nível do abastecimento de água e saneamento básico, entre outras obras, evidencia-se a construção das condutas ao Azinhal, Diogo Dias, Tremelgo e Pessegueiro.

No campo da saúde e ação social, será concluída a obra do Lar de Balurcos e a autarquia avançará com a construção do Lar de Martim Longo, uma mais-valia no apoio à 3ª idade e um gerador de novos postos de trabalho.

O apoio social e a ajuda económica às famílias serão reforçados através do alargamento de um conjunto de medidas já iniciadas em 2012 – atribuição de bolsas de estudo aos estudantes, pagamento de refeições a todos os alunos do 1º, 2º e 3º ciclos, pré-escolar e creche, isenção de 5% no IRS, aplicação de taxas mínimas de IMI e garantia de acesso gratuito a serviços de saúde, como dermatologia, medicina dentária, fisioterapia, entre outros.

Os programas de combate ao tabagismo, alcoolismo e outras dependências, bem como os serviços prestados pela Unidade Móvel de Saúde, “Alcoutim ainda + Solidário” (serviço gratuito de ajuda ao domicílio) e o “Vamos à Vila” (rede de transportes sociais gratuitos) vão manter-se também como prioridades, em prol da melhoria da qualidade de vida dos alcoutenejos.

Em 2013 está ainda prevista a ampliação da Praia Fluvial do Pego Fundo, bem como a remodelação do salão da câmara, que será transformado num auditório, a construção do Núcleo Museológico Dr. João Dias (médico e benemérito de Alcoutim), a construção de um loteamento habitacional em Alcoutim e de outro em Martim Longo e a conclusão da obra do edifício Paços do Concelho.

recrutamento zoomarine 2025
municipio de odemira

Também poderá gostar

Ponte do Vascão_entre Alcoutim e Mértola_er_01|Figura 04 1150

Reabertura de trânsito na ponte do Vascão, entre Alcoutim e Mértola, foi adiada para Outubro

Dia da Europa CCDR 09-05-2025-75

A «vida facilitada» por fazer parte desta Europa

IMG_8945

Alcoutim acolhe rastreio gratuito ao cancro e outras doenças de pele