CVDB Arquitectos vence concurso para recuperação da antiga Estação de Mora

A CVDB Arquitectos Associados venceu o concurso público para a recuperação da antiga estação de caminho-de-ferro de Mora, anunciou a […]

A CVDB Arquitectos Associados venceu o concurso público para a recuperação da antiga estação de caminho-de-ferro de Mora, anunciou a Câmara Municipal deste concelho alentejano, que promove o projeto.

O projeto, num investimento global de 1,5 milhões de euros e ao qual concorreram 19 gabinetes de arquitetura, prevê a instalação da sede da Estação Imagem, um centro de tratamento de fotografia e espaço para exposições, o Arquivo Municipal e a Biblioteca, atualmente presentes na Casa da Cultura local, e um museu dedicado ao megalitismo do concelho.

A CVDB Arquitectos é responsável pelo Museu de Arte e Arqueologia do Vale do Coa, Centro Cultural do Cartaxo, Escola de Música e Dança de Coimbra e Escola Secundária de Água de Pau, em Lagoa (Açores), entre outros projetos.

O objetivo do futuro espaço é implantar um equipamento cultural que assuma uma função aglutinadora da população residente do concelho e que consiga captar o interesse de potenciais visitantes através de uma oferta lúdico-pedagógica inovadora, ancorada numa componente museológica sobre a História de Mora e suas gentes.

Para a edilidade, a aposta visa fomentar o crescimento cultural da população que serve, captar novos visitantes e motivar o seu regresso, promover o desenvolvimento do concelho de Mora, divulgar o passado de Mora e projetar o seu futuro, nas suas várias dimensões, e ainda requalificar os edifícios da antiga Estação de Mora, devolvendo-os às pessoas que outrora serviram e valorizando uma estrutura urbana pouco qualificada.

O renovado edifício será constituído por diversas áreas, sendo a principal uma exposição visitável (área estimada de 200 metros quadrados) sobre a história de Mora e das suas gentes, o espólio relativo à presença humana neste território ao longo dos tempos, desde a pré-história até à atualidade, integrando, num conceito expositivo inovador, as peças existentes com conteúdos multimédia e soluções técnicas e arquitetónicas que tornem a visita a este espaço uma experiência sensorial única e adequada a todas as faixas etárias.

O futuro equipamento incluirá Biblioteca/Átrio de Entrada (área estimada de 150 metros quadrados), destinado à consulta da coleção bibliográfica da edilidade e de alguns periódicos. A sala de leitura (80 metros quadrados) deve estar acoplada ao átrio de entrada (por forma a otimizar os recursos humanos) e a um espaço público de acesso à internet.

Uma exposição temporária (área estimada de 80 metros quadrados) também está contemplada, numa zona ampla preparada para acolher mostras temporárias de carácter artístico eminentemente visual, cuja base programática estará fundada numa profunda interrelação com a Estação Imagem.

A sede da associação Estação Imagem (área estimada de 80 metros quadrados) estará naturalmente aqui. Trata-se de uma entidade que desenvolve atividade no campo da fotografia, mas que pode, futuramente, evoluir para outros domínios das artes audiovisuais. Seria o aglomerante da estrutura que herda o seu nome.

Para o funcionamento deste projeto, prevê-se a utilização exclusiva de um espaço para reuniões e serviços administrativos, uma sala de trabalho/formação e um arquivo fotográfico, onde se reunirá o legado dos concursos, passados e futuros, promovidos pela Estação Imagem.

Uma sala Polivalente (área estimada de 60 metros quadrados)), instalações Sanitárias/ Técnicas/ Sociais (50 metros quadrados) e ajardinamento exterior completam o projeto.

Comentários

pub