Beja premiou os melhores vinhos do Baixo Alentejo

Quatro herdades do Baixo Alentejo destacaram-se no I Concurso de Vinhos Cidade de beja, que galardoou produtores daquela região. Ao […]

Quatro herdades do Baixo Alentejo destacaram-se no I Concurso de Vinhos Cidade de beja, que galardoou produtores daquela região. Ao todo, forma atribuídas 2 medalhas de ouro, 3 de prata e 1 de bronze aos vinhos brancos a concurso e 5 medalhas de ouro, 8 de prata e 2 de bronze aos vinhos tintos.

A iniciativa decorreu na Pousada de São Francisco, em Beja e resulta da parceria e estreita articulação entre a autarquia de Beja e os produtores de vinho locais.

«O I Concurso de vinhos foi um sucesso e espera contribuir para a contínua afirmação do vinho e da vinha como um sector estratégico de desenvolvimento e notoriedade da nossa região e dos sectores agrícola e turístico», considerou, numa nota de imprensa, a Câmara de Beja.

Nos brancos, a Casa Agrícola HMR assegurou o primeiro e segundo lugar com os vinhos 4 Caminhos 2011 e Pousio 2012, respetivamente, e a Herdade da Malhadinha Nova, recebeu o 3ª prémio com o seu vinho Malhadinha 2011.

O júri atribuiu ainda o prémio de excelência dos vinhos brancos ao Olho de Mocho reserva 2011 da Herdade do Rocim.

Nos tintos, o júri destacou com o prémio excelência o vinho da Herdade do Peso reserva 2009 da Sogrape e atribui o 1º prémio ao Malhadinha 2010 da Herdade da Malhadinha Nova que recebeu também o 3º prémio com o seu vinho monocasta Touriga Nacional 2010.

A Casa Agrícola HMR voltou a receber o 2º prémio com o seu 4 Caminhos reserva 2010 tinto.

Esta foi a primeira edição de um evento que a autarquia de Beja quer que se torne «uma referência anual no calendário nacional e internacional».

A escolha dos melhores vinhos, em 2012, foi da responsabilidade de um júri profissional, presidido por Aníbal Coutinho, com provadores e compradores nacionais e estrangeiros.

O Troféu FIJEV-VINIPAX para os melhores de cada categoria e respectiva projecção internacional foi atribuído através da rede de centenas de jornalistas e escritores de vinhos filiados na FIJEV.

«O Município de Beja reconhece, ao organizar este concurso os investimentos e trabalho desenvolvido pelos produtores dos Vinhos Alentejanos, de que o Concelho faz parte, e que representam já 43 por cento da quota de mercado. Os nossos vinhos são cada vez mais procurados pelos apreciadores nacionais e estrangeiros», concluiu a autarquia.

Comentários

pub