Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
zoomarine

Sul InformaçãoO Município de Odemira vai promover na localidade de Sabóia, no dia 30 de novembro, uma mesa redonda sobre o tema “Património material e imaterial do interior e o seu papel no desenvolvimento”.

O objetivo é reunir os agentes locais e regionais ligados à cultura e ao património e debater as potencialidades do património local no âmbito de uma estratégia global para o desenvolvimento económico do interior do território odemirense.

O evento será realizado na Sala da Casa Paroquial de Sabóia, a partir das 14.00 horas. Como oradores convidados estarão Aurora Carapinha (Diretora Regional de Cultura do Alentejo), Rosinda Pimenta (Diretora Executiva da MERTURIS – Empresa Municipal de Turismo de Mértola), Francisco Lourenço Teixeira (MODA – Associação de Cante Alentejano), Marta Guerreiro (Associação PédeXumbo – Associação para a Promoção da Musica e da Dança), Jorge Vilhena (Presidente da Direção da GESTO – Grupo de Estudos do Território de Odemira / Associação de Defesa do Património e Ambiente), António Martins Quaresma (historiador). A moderação será assumida pelo Vice-presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro.

vamos à vila 2025

Várias entidades já confirmaram a presença no evento, entre elas a ESDIME – Agência para o Desenvolvimento Local do Alentejo Sudeste, Mira Clara Projeto Rios, TAIPA – Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira, Gentes do Alto Mira, CACO – Associação de Artesãos do Concelho de Odemira, Etnoideia – Projeto de Desenvolvimento Rural, Lda, ADA – Associação para o Desenvolvimento de Amoreiras-Gare, bem como os Presidentes das Juntas de Freguesia de Sabóia, Santa Clara-a-Velha, S. Martinho das Amoreiras, Luzianes-Gare, Pereiras-Gare, S. Luís, Colos e Vila Nova de Milfontes.

As inscrições são gratuitas e deverão ser efetuadas até ao dia 28 de novembro, no Setor de Turismo da Câmara Municipal de Odemira, através do telefone 283 320 900 ou pelo e-mail [email protected]

Este debate insere-se no ciclo de mesas redondas dedicado ao desenvolvimento do interior odemirense que se iniciou na FACES – Feira das Atividades Culturais e Económicas de Sabóia (com o tema “Turismo ativo e desportivo no interior do concelho de Odemira”, realizada no dia 11 de agosto).

Um segundo momento de debate aconteceu na comemoração do Dia Mundial do Turismo, a 27 de setembro, na Pousada de Santa Clara, com o tema “Barragem de Santa Clara que futuro para o interior?”.

Em janeiro, março e maio de 2013 serão realizadas três mesas redondas dedicadas aos temas “O emprego em territórios de baixa densidade, que oportunidades na ligação ao Algarve”, “Os produtos diferenciados e de qualidade do interior, como valorizar” e “Metodologias e práticas de desenvolvimento local em territórios de baixa densidade”.

Para fechar o ciclo de debates, será promovido, no âmbito da FACES, em Sabóia, no mês de agosto, um congresso sobre o desenvolvimento do interior.

festas da cidade de olhao
teatro das figuras

Também poderá gostar