Odemira mostra bons exemplos de participação cívica e cidadania ativa

Numa época de profunda crise e agitação social, Odemira chama a atenção para bons exemplos de participação cívica e cidadania […]

Numa época de profunda crise e agitação social, Odemira chama a atenção para bons exemplos de participação cívica e cidadania ativa, na partilha de decisões entre as populações locais e os executivos municipais para os investimentos públicos.

Hoje e amanhã, sexta-feira e sábado, dias 16 e 17 de novembro, o 1º Encontro Ibérico de Orçamentos Participativos dá a conhecer exemplos de Orçamentos Participativos de várias cidades e vilas de Portugal, Espanha, Moçambique, Brasil e Colômbia.

Serão apresentados modelos de Orçamentos Participativos no contexto ibérico e no contexto internacional, modelos de Orçamentos Participativos entre crianças e jovens, sendo ainda apresentado temas como a “Modernização Administrativa e a potenciação da Participação Cívica”, “Uma década de Orçamentos Participativos em Portugal e Espanha” e “Os desafios futuros dos OP”.

A organização está cargo do Município de Odemira, da Associação In Loco e da Associação de Cidades Participativas (Espanha). São parceiros o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, o Observatório Internacional de Democracia Participativa, a Comissão de Inclusão Social e Democracia Participativa da Organização Mundial de Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), CEFA – Fundação para os Estudos e Formação Autárquica, AMA – Agência para a Modernização Administrativa e a Junta da Andaluzia. O Encontro conta com patrocínios das empresas Medidata, Wiremaze, Iberogestão, AMAGRA – Associação de Municípios Alentejanos para a Gestão Regional do Ambiente e Águas do Caramulo e o apoio do Igov.

Comentários

pub