Alunos convidados a conhecer exemplos de Orçamentos Participativos entre Jovens

Os jovens são convidados importantes do 1º Encontro Ibérico de Orçamentos Participativos, que irá decorrer em Odemira nos dias 16 […]

Os jovens são convidados importantes do 1º Encontro Ibérico de Orçamentos Participativos, que irá decorrer em Odemira nos dias 16 e 17 de novembro, no Cineteatro Camacho Costa, pois são vários os municípios que criaram modelos de participação pública dirigida especificamente à juventude.

No dia 17, pelas 9h, serão apresentados exemplos de “Orçamentos Participativos entre Crianças e Jovens”, com a apresentação dos Orçamentos Participativos Jovem de Condeixa, de Trofa e de Archidona (Málaga, Espanha).

Muitos municípios portugueses e espanhóis criaram modelos de Orçamentos Participativos Jovens, com o objetivo de potenciar a participação dos jovens na vida das comunidades locais, fomentado entre os mais novos uma cidadania ativa, consciência crítica e responsabilidade individual e coletiva. Através destes modelos de OP, os jovens são desafiados a participar nas tomadas de decisão sobre os investimentos municipais.

Neste sentido, a organização do 1º Encontro Ibérico de Orçamentos Participativos convidou um grupo de alunos da Escola Profissional e da Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves, de Odemira, e do Colégio Nossa Senhora da Graça, de Vila Nova de Milfontes, para assistir às abordagens sobre participação cívica, as experiências e testemunhos de outras regiões do país e de outros países, sendo certamente um contributo positivo para a sua formação.

No 1º Encontro Ibérico de Orçamentos Participativos serão também apresentados modelos de OP em Portugal, Espanha, Moçambique, Brasil e Colômbia, de boas práticas e de testemunhos de cidadãos sobre a participação pública, sendo também debatida a evolução dos OP’s e os seus desafios futuros.

A organização está cargo do Município de Odemira, da Associação In Loco e da Asociación Ciudades Participativas. São parceiros o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, o Observatório Internacional de Democracia Participativa, a Comissão de Inclusão Social e Democracia Participativa da Organização Mundial de Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), CEFA – Fundação para os Estudos e Formação Autárquica, AMA – Agência para a Modernização Administrativa e a Junta da Andaluzia. O Encontro conta com patrocínios das empresas Medidata, Wiremaze, Iberogestão, AMAGRA – Associação de Municípios Alentejanos para a Gestão Regional do Ambiente e Águas do Caramulo e o apoio do Igov.

Comentários

pub