Adega de Borba “serve” aos apreciadores um Rótulo de Cortiça Grande Reserva Gold

A Adega de Borba acaba de anunciar o lançamento do Rótulo de Cortiça Grande Reserva 2009, uma edição limitada há […]

A Adega de Borba acaba de anunciar o lançamento do Rótulo de Cortiça Grande Reserva 2009, uma edição limitada há muito aguardada pelos apreciadores desta grande referência dos vinhos alentejanos.

Manuel Rocha, CEO da Adega de Borba, recorda que “a primeira colheita desta marca data de 1964, numa homenagem a outro produto de excelência do Alentejo, como é a cortiça”. E acrescenta: “É por isso que com grande satisfação lançamos agora no mercado, pela segunda vez, uma nova edição limitada do Rótulo de Cortiça Gold”.

Devido à excelência das uvas de 2009, a Adega de Borba volta assim a lançar um vinho desta marca com o designativo Grande Reserva, com a produção de apenas 6500 garrafas numeradas.

Este Rótulo de Cortiça Grande Reserva 2009 foi elaborado a partir de uvas das vinhas mais antigas da região de Borba, com duas das castas mais emblemáticas e representativas da região: a Trincadeira e o Alicante Bouschet, plantadas em solos de xisto.

Com uma cor granada com nuance vermelha e uma boa intensidade aromática, com destaque a frutos do bosque, chocolate, tabaco e tosta, este vinho tem na boca um sabor macio, com frescura, textura de taninos fortes e untuosos a frutos pretos e especiarias, com final sedoso, prolongado e persistente de grande elegância. é ideal para acompanhar pratos elaborados de carne como porco preto, vitela alentejana e caça de pelo.

Óscar Gato, diretor de enologia da Adega de Borba, realça que “estamos perante um vinho que pode ser consumido de imediato, de preferência, mas que poderá também estagiar pelo menos 15 anos”.

O Rótulo de Cortiça Grande Reserva 2009 é um DOC Alentejo que resulta de uma vindima manual e de uvas desengaçadas e fermentadas com controlo térmico. À fermentação maloláctica seguiu-se um estágio de 18 meses em barricas de carvalho francês, e, após uma filtração suave, o vinho foi engarrafado e descansou para afinamento durante 12 meses em cave, apresentando um teor alcoólico de 14,5%.

O Rótulo de Cortiça Grande Reserva 2009 tem o preço recomendado de 15 euros.

Comentários

pub