Tardes de sábado em Odemira servem para desfrutar «Sonoridades e Sabores»

O roteiro de música tradicional e petiscos «Sonoridades & Sabores» vai desafiar os que o visitarem para tardes e serões […]

O roteiro de música tradicional e petiscos «Sonoridades & Sabores» vai desafiar os que o visitarem para tardes e serões de convívio em Santa Clara-a-Velha, Colos, S.Teotónio e Relíquias, no interior do concelho de Odemira, nos sábados de 10 e 24 de novembro e de 1 e 29 de dezembro.

No dia 10 de novembro, a primeira etapa do roteiro acontecerá no Café Ângelo, em Cortes Pereiras, na freguesia de Santa Clara-a-Velha; no dia 24 de novembro o evento acontecerá no Café Piriquito, em Colos; já em dezembro, no dia 1, será no Café Flor da Serra, na Rua do Ruivo, em S.Teotónio e, por último, no dia 29 de dezembro, no Café Porfírio, em Vale Ferro, freguesia de Relíquias.

Nos quatro sábados, a partir das 15h30, o Canto ao Baldão enche os espaços, com a alma e coração do interior, acompanhado pela Viola Campaniça. Mais tarde, pelas 18h30, entrarão em cena acordeonistas, poetas populares, o Grupo Etnográfico Maria do Alto Mira, o Grupo Musical Amoreirense e o Grupo Atar e Pôr ao Fumeiro.

Em cima da mesa estarão os melhores sabores da região, com os petiscos carne de porco frita, salada de orelha, torresmos e enchidos, cachola de coentrada, enquanto que os pratos principais serão galinha à moda do campo, cozido de couve e de grão à alentejana ou arroz de feijão com pataniscas, sem esquecer o pão e vinho da região.

Esta iniciativa acontece desde 2006, numa iniciativa da Associação para o Desenvolvimento de Amoreiras-Gare, em parceria com o Município de Odemira, e este ano com o apoio das Juntas de Freguesia de Santa Clara-a-Velha, Colos, S.Teotónio e Relíquias.

«Sonoridades & Sabores» é um evento que tem como objetivo tentar reavivar tradições antigas e divulgar a gastronomia e cantares populares do interior do concelho de Odemira.

Comentários

pub