Projeto “Hortas do Convento” já está em funcionamento em Mértola

O Projeto “Hortas do Convento” formalizou no passado domingo, dia 30 de Setembro, os 25 contratos com os inscritos para […]

O Projeto “Hortas do Convento” formalizou no passado domingo, dia 30 de Setembro, os 25 contratos com os inscritos para as hortas disponibilizadas nesta fase, em Mértola.

A atividade agrícola de subsistência, materializada sob a forma de hortas, é uma atividade desenvolvida desde tempos imemoriais. No Convento de S. Francisco de Mértola, dada a localização e as caraterísticas excecionais do terreno, esta atividade foi exercida até aos anos 80 do século passado.

De modo a preservar e a recuperar esta componente da ruralidade em espaço urbano e envolvendo nesse processo a comunidade local, o Município de Mértola em parceria com a proprietária do Convento de S. Francisco, a Associação entre Dois Rios e a cooperativa ALSUD empenharam-se em implementar o projeto “Hortas do Convento”.

O projeto que visa disponibilizar espaços para a prática da horticultura com os objetivos globais de: fomentar o cultivo de espécies alimentares de qualidade e saudáveis; permitirá obter alimentos de forma económica; fomentar o lazer e o recreio ativo e produtivo, o convívio e a boa vizinhança.

Nestes termos e aplicando o Regulamento aprovado na reunião de Câmara Municipal de 20 de junho de 2012 e posteriormente, em sessão da Assembleia Municipal datada de 29 de junho de 2012, foram entregues 25 talhões de cerca de 80m2 que permitirão aos inscritos começar de imediato a atividade produtiva.

Comentários

pub