Faro, Mértola e Vila Real de Santo António são «Autarquias + Familiarmente Responsáveis 2012»

As Câmaras Municipais de Faro, Mértola e Vila Real de Santo António acabam de ser distinguidas, pela Associação Portuguesa de […]

As Câmaras Municipais de Faro, Mértola e Vila Real de Santo António acabam de ser distinguidas, pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, como «Autarquias + Familiarmente Responsáveis 2012».

Faro e Mértola integram o lote das 19 autarquias premiadas, enquanto Vila Real de Santo António recebeu uma menção honrosa, sendo assim distinguida pelo quarto ano consecutivo.

Com a atribuição deste distintivo, estes três municípios do Sul juntam-se ao conjunto de 35 autarquias, a nível nacional, que vêm adotando medidas facilitadoras da vida familiar dos seus residentes.

A Câmara de VRSA salienta que «este reconhecimento resulta das políticas de família adotadas pela edilidade vila-realense em diversas áreas de atuação, nomeadamente: apoio à maternidade e paternidade, apoio às famílias com necessidades especiais, serviços básicos, educação e formação, habitação e urbanismo, transportes, saúde, cultura, desporto, lazer e tempo livre, cooperação, relações institucionais e participação social».

«Foram igualmente apreciadas as boas práticas da Câmara Municipal para com os seus funcionários no que se refere à conciliação entre a vida profissional e familiar», acrescenta.

Os dados recolhidos através dos inquéritos efetuados às autarquias estão disponíveis no sítio do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, em www.observatorioafr.org, permitindo a todos os interessados conhecer o trabalho desenvolvido pelos municípios premiados.

Para Luís Gomes, presidente da Câmara Municipal de VRSA, esta distinção dá «ainda mais visibilidade às práticas de proximidade e às medidas sociais em vigor destinadas a melhorar a qualidade de vida das famílias do concelho».

«Mesmo num cenário de contenção económica, soubemos ser criteriosos e manter os apoios sociais para quem mais precisa», concluiu o autarca.

 

O que é o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis

A Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN) iniciou, em Janeiro de 2002, uma colaboração com as autarquias no sentido da construção de uma Política Autárquica de Família.

Na sequência deste trabalho, a APFN decidiu alargar-se para um novo conceito: as Autarquias Familiarmente Responsáveis.

Partindo deste novo modelo, a partir de 2007 procedeu à realização de inquéritos junto dos municípios do país com vista a efetuar um levantamento exaustivo das boas práticas existentes.

Após esse trabalho, a APFN criou um Observatório de Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR) e é nesse seguimento que este ano se volta a realizar a 4ª edição da iniciativa «Autarquia + Familiarmente Responsável».

Comentários

pub