Castro Verde acolhe seminário “Conservação das Estepes Cerealíferas”

“Conservação das Estepes Cerealíferas” é o tema do seminário marcado para 7 e 8 de novembro, no Cineteatro Municipal de […]

“Conservação das Estepes Cerealíferas” é o tema do seminário marcado para 7 e 8 de novembro, no Cineteatro Municipal de Castro Verde.

Segundo a organização, a cargo da Liga para a Proteção da Natureza enquanto promotora do Projeto LIFE Estepárias, «o intercâmbio de conhecimentos sobre a conservação e a gestão deste ecossistema e das espécies associadas assume uma importância relevante para todos os intervenientes».

Este seminário pretende, por isso, incentivar a troca de experiências e de conhecimento atualizado, que permitam melhorar a proteção a longo prazo destes ecossistemas.

Sendo destinado a biólogos, técnicos de conservação da natureza, investigadores na área da Biologia da Conservação e Agronomia, agricultores, agentes locais, técnicos de desenvolvimento local e funcionários das autoridades nacionais, regionais e locais, e público em geral, será também possível apresentar os resultados obtidos nas ações de gestão do habitat efetuadas nos últimos anos, no âmbito daquele projeto.

O seminário inclui ainda, no primeiro dia, às 18h30, a inauguração da exposição “art&penas”, com trabalhos realizados pelas turmas participantes nas ações de Educação Ambiental do Projeto LIFE Estepárias e ilustrações de Rui Sousa, elaboradas para o conto infantil ilustrado “As Aventuras de D. Berta, Sansão e Julião” . Às 21h30, serão apresentadas as peças de teatro Infantil “As Aventuras de Dona Berta, Sansão e Julião”, pelo Grupo de teatro Infantil “Regina Cordium” e pela turma de 1.º Ciclo da Escola EB1 de Entradas.

O Projeto LIFE Estepárias pretende promover a conservação da Abetarda (Otis tarda), Sisão (Tetrax tetrax) e Peneireiro-das-torres (Falco naumanni) nas estepes cerealíferas do Baixo Alentejo.

São três espécies altamente vulneráveis e que se encontram ameaçadas a nível nacional e mundial. O seu habitat, as estepes cerealíferas ou pseudo-estepes, tem diminuído devido às alterações que se têm verificado nas práticas agrícolas.

Mas existem outros fatores que contrariam a conservação da Abetarda, do Sisão e do Peneireiro-das-torres no Baixo Alentejo. A florestação de terras agrícolas, o abandono do meio rural, a colisão com linhas elétricas e cercas, a eletrocussão nos postes de energia, a fragmentação de populações causada por cercas e estradas, a perturbação humana, a predação e as alterações climáticas, são outros fatores que afetam estas espécies e nos quais o  Projeto LIFE Estepárias efetuou intervenções.

Conheça aqui o Programa do seminário e faça a sua inscrição aqui (as inscrições são gratuitas, obrigatórias, mas limitadas, e devem ser feitas até 22 de outubro).

 

 

Comentários

pub