Beja propõe passeio pelo Trilho Geológico Jardim Público

Um passeio pelo Trilho Geológico Jardim Público de Beja é a proposta da Câmara local para sábado, dia 20 de […]

Um passeio pelo Trilho Geológico Jardim Público de Beja é a proposta da Câmara local para sábado, dia 20 de outubro, às 17h00.

Incluído no ciclo de Passeios de Beja, esta iniciativa terá como ponto de encontro a entrada principal do Jardim Público e será guiada por João Matos. Os participantes devem fazer a sua inscrição no Posto de Turismo, através do telefone 284311913 ou do email [email protected].

Planeado como um projeto de divulgação das geociências junto do grande público e das escolas, o Trilho Geológico contempla fragmentos da história geológica do sul de Portugal, nos últimos 1000 milhões de anos, desde o Neoproterozóico até à atualidade.

No Jardim Público, ao longo de 200 metros e utilizando uma escala onde cada metro percorrido equivale a 5 milhões de anos, observam-se as principais formações rochosas do Alentejo, de entre as quais se assinalam o minério de cobre de Neves Corvo, o mármore de Trigaches, o xisto de Barrancos, o arenito carbonatado de Alfundão com fósseis de ostras e o gabro de Beja.

As rochas foram recolhidas nas regiões de Barrancos, Beja, Castro Verde, Cercal, Ferreira do Alentejo, Grândola, Mértola, Santiago do Cacém e Vidigueira.

Ao longo do passeio serão abordados vários aspetos geológicos da região (os principais jazigos minerais metálicos e não metálicos; os vulcões antigos; as jazidas de fósseis) e a paleogeografia das distintas eras geológicas, realçando continentes e mares que existiram no passado.

Comentários

pub