Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
dia da cidade tavira

Sul InformaçãoO Jazz’Arade 2012 termina com a atividade «sessões de cinema e conversas “Origem e percurso: afinidades entre Jazz e Cinema”».

As sessões, promovidas pela Câmara Municipal de Silves com o apoio do Cineclube de Faro, têm lugar na Casa da Cultura Islâmica e Mediterrânica de Silves.

A primeira sessão realiza-se no dia 20 de setembro, pelas 20h30, com a exibição do filme “Bird – o fim do sonho”, de Clint Eastwood, que retrata a vida e obra do influente saxofonista e compositor de jazz Charlie Parker.

jf-quarteira

Estarão à conversa nesta noite Vítor Reia-Baptista, coordenador do grupo de investigação Estudos Fílmicos, Artes Visuais e Comunicação do CIAC/CICCOMA e Rui Penha, Presidente da ARFA – Associação Regional de Filarmónicas do Algarve.

As sessões de cinema e conversas “Origem e percurso: afinidades entre Jazz e Cinema” têm a sua segunda e última ação no dia 4 de outubro, pelas 21h00, com a exibição de “Round Midnight”, filme de amor ao jazz, numa homenagem feita em 1986 pelo realizador francês Bertrand Tavernier aos grandes instrumentistas que, nos anos 40 e 60 se autoexilaram na França.

O serão terminará com uma reflexão de Vítor Reia-Baptista e Hugo Alves, fundador da Orquestra de Jazz do Algarve, sobre o tema.

A entrada é livre.

 

Informação sobre os convidados das sessões de cinema e conversas:

 

Vítor Reia-Baptista é doutorado em Comunicação e professor da área de Ciências da Comunicação da Universidade do Algarve.

É coordenador do grupo de investigação Estudos Fílmicos, Artes Visuais e Comunicação do CIAC/CICCOMA e membro do grupo de peritos da União Europeia sobre literacia dos media.

Coordenou ainda a equipa portuguesa dos seguintes projetos europeus: Educaunet, Glocal Youth, Mediappro, Carta Europeia para uma literacia dos media e Euromeduc.

Presidente da ARFA – Associação Regional de Filarmónicas do Algarve, Rui Penha é professor Adjunto do Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve há 28 anos.

Possui um MBA pela Faculdade de Economia da Universidade Nova e um doutoramento (PhD) em Filosofia da Educação pela Universidade de Londres.

Hugo Alves é o fundador do AJMMA – Atelier de Jazz e Música Moderna do Algarve, a primeira instituição organizada para o ensino do Jazz no Algarve, com um coletivo de sete professores em quatro níveis distintos e da Orquestra de Jazz do Algarve, que dirige, entre muitas outras formações que lidera.

Estudou com vários nomes do Jazz mundial como Scott Wendholt, Randy Brecker ou Frank Tiberi, Participa em várias formações, tendo ultimamente gravado com nomes como Miguel Martins, Greg Burk, Jorge Moniz entre outros.

É docente na ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto, na ESML – Escola Superior de Música de Lisboa, em disciplinas como Trompete Jazz, Orquestra Jazz, Improvisação para Voz, entre outras, e na Escola Profissional JOBRA.

infraquinta rumo à sustentabilidade
vilavita

Também poderá gostar

Sul Informação - Obras na fachada do Museu de Arqueologia condicionam trânsito numa rua de Silves

Obras na fachada do Museu de Arqueologia condicionam trânsito numa rua de Silves

Sul Informação - Mákina de Cena promove ciclo de workshops de apoio à criação teatral

Teatro ao Ar Livre percorre as freguesias de Silves este Verão

Sul Informação - Silves lembra Camões com história, música, poesia e pintura

Silves lembra Camões com história, música, poesia e pintura