Quercus denuncia abate ilegal de sobreiros no PN do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

Centenas de sobreiros e carvalhos-portugueses estão a ser abatidos ilegalmente desde há semanas na Herdade do Leonardo, numa área de […]

Centenas de sobreiros e carvalhos-portugueses estão a ser abatidos ilegalmente desde há semanas na Herdade do Leonardo, numa área de cerca de 120 hectares, junto a Troviscais, no concelho de Odemira, em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, revelou hoje a Quercus.

Depois de ter recebido a denúncia deste abate ilegal, a associação diz ter alertado «de imediato o Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente da GNR e o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, pois, apesar de alegadamente a situação ser do conhecimento destas entidades, o abate prosseguia sem que fosse apreendida a maquinaria utilizada na ação».

Dada a «gravidade da situação», elementos da Quercus deslocaram-se ao local e confirmaram o abate do arvoredo, «tendo-se constatado a existência de vários sobreiros verdes cintados pelo proprietário, que serviam de indicação para o prestador de serviço efetuar o corte, mesmo sem qualquer autorização legal».

«Não obstante termos conhecimento da existência de uma autorização para abate de 120 sobreiros secos, verificámos que foram abatidos pelo menos cerca de 300 sobreiros verdes sem qualquer autorização e também diversos carvalhos-portugueses, alguns dos quais presentes num semi-reboque carregado de troncos de sobreiros, com folhagem verde, que não foi preventivamente apreendido pelas autoridades, conforme o disposto na legislação».

A Quercus sublinha que «esta situação é muito grave e evidencia o descontrole da atividade de comércio de lenhas que hoje é pouco ou nada fiscalizado pelas autoridades».

Por isso, exige «a atuação imediata das entidades competentes para repor a legalidade, dando uma especial atenção à verificação da eventual atribuição de apoios públicos a projetos agroflorestais a decorrer na Herdade do Leonardo».

A associação sublinha que a Herdade do Leonardo está localizada no interior do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, em área de proteção parcial Tipo II. Também integra o Sítio de Importância Comunitária da Rede Natura 2000 – Costa Sudoeste, onde existem os Habitats 6310 – Montados de Quercus spp de folha perene e 9330  Florestas de Quercus suber.

Relembra ainda que «a Assembleia da República classificou recentemente o sobreiro como a “Árvore Nacional de Portugal”, mas este atentado revela, mais uma vez, a falta de fiscalização efetiva para impedir os abates da floresta protegida, assim como a incapacidade do Estado para travar algumas ações ilegais que infelizmente ainda se continuam a verificar em território nacional».

A Quercus anuncia que vai acompanhar este processo, apelando às autoridades que «responsabilizem devidamente o promotor desta ação».

 

Nota: as fotos são da Quercus

 

 

Comentários

pub