Odemira conta «Memórias dos Pegos» nas Jornadas Europeias do Património

Odemira vai contar as «Memórias dos Pegos» nas Jornadas Europeias do Património. Assim, no dia 29 de setembro, a partir […]

Odemira vai contar as «Memórias dos Pegos» nas Jornadas Europeias do Património. Assim, no dia 29 de setembro, a partir das 13 horas, será realizada uma visita ao Pego das Pias, na freguesia de S. Luís, um dos pegos mais conhecidos da região, com a presença da geóloga Madalena Silva, que fará uma breve explicação sobre o local.

Às 18 horas, em Odemira, será apresentado o livro “A Zorra Berradeira e outras histórias”, uma recolha de histórias e lendas populares do concelho. Este evento integra-se no Festival Odemira Cultural, com participação livre.

No território odemirense, região marcada pelo vale do rio Mira e inúmeras ribeiras, existem vários pegos, locais cavados entre rochedos pela força das águas, de vegetação viçosa e muita frescura, que constituem referências de lazer e curiosidade.

São lugares onde habitam lendas e histórias, uma herança de cultura imaterial cuja origem se perde no tempo. Os pegos encerram histórias de grades de ouro, mouras encantadas e homens-peixe e outros seres fabulosos, que vão este ano ser recontadas nas Jornadas Europeias do Património, em Odemira.

A visita ao Pego das Pias permitirá uma viagem pela história, geologia, hidrologia, história, arqueologia e antropologia cultural. Depois das explicações, será apresentada uma dramatização da Lenda do Pego das Pias, pelo ator e encenador Rui Pisco.

A visita termina com um piquenique, pelo que se convida os participantes a levar merenda, sendo o transporte entre a Ponte do Sol Posto e o Pego das Pias disponibilizado pela autarquia.

Para as 18.00h, no Jardim da Fonte Férrea, em Odemira, está agendado o lançamento do livro “A Zorra Berradeira e outras histórias”, editado pelo Município. Trata-se de uma compilação de histórias e lendas populares do concelho de Odemira, recolhidas pela antropóloga Ana Tendeiro Gonçalves. Segue-se um momento de tertúlia, tendo sido convidados a estar presentes os contadores das histórias.

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, com a coordenação nacional do IGESPAR – Instituto de Gestão do Património Arquitetónico e Arqueológico, à qual o Município de Odemira se associa, promovendo desde há vários anos diversas atividades no seu território.


Comentários

pub