Alentejo mostra-se no Aeroporto de Lisboa

O Aeroporto de Lisboa, no âmbito do Programa de Indústrias Culturais e Criativas, associa-se à Candidatura do Cante Alentejano a […]

O Aeroporto de Lisboa, no âmbito do Programa de Indústrias Culturais e Criativas, associa-se à Candidatura do Cante Alentejano a Património Imaterial da Humanidade, através da realização de um conjunto de iniciativas que começam amanhã, sábado.

Esta programação surge em parceria com a Câmara Municipal de Serpa (Promotora da Candidatura), e começa já esta sábado com a atuação de um grupo que interpreta o cancioneiro do cante alentejano com instrumental (guitarras e acordeão), em versão acústica, seguida de outras atuações previstas durante a próxima semana.

A par desta iniciativa, e como o tom é de “Além Tejo”, inaugura também a primeira exposição deste Programa, em parceria com a Manufatura das Tapeçarias de Portalegre. É a oportunidade do viajante levar no olhar, para o seu destino, um dos bens culturais mais carismáticos de Portugal: as Tapeçarias de Portalegre.

A exposição “Nas Linhas da Arte” apresenta  obras de tapeçarias de José de Guimarães, Nadir Afonso, Vítor Pomar, Menez, Emília Nadal, Cruzeiro Seixas, Eduardo Nery, Júlio Resende, entre outros.

Expor Tapeçarias de Portalegre no Aeroporto de Lisboa é dar a conhecer o trabalho de junção de uma técnica ancestral com a criatividade de alguns dos mais importantes artistas contemporâneos, feito numa cidade do interior no Alentejo, Portugal.

A implementação de um programa de mostra de várias áreas das Indústrias Culturais e Criativas portuguesas surge como forma de dar resposta a uma necessidade muito valorizada pelos passageiros, conforme dados dos inquéritos de avaliação da satisfação, onde foi referido que esta componente faltava nos Aeroportos nacionais.

O programa será dinamizado de Setembro a Março em diversos espaços e áreas do Aeroporto: Áreas públicas (Zona Chegadas e Partidas) e Áreas Reservadas a Passageiros com Cartão de Embarque (Zona Partidas/Trânsitos e Chegadas).

Pode ainda ser visto em exibição na Área Restrita de Partidas junto à zona de actuação, num dos ecrãs o Filme/Documentário do Realizador Premiado Sérgio Tréfaut, “Cante – Reinventar a Tradição”.

 

Saiba aqui mais sobre a candidatura do Cante a Património Imaterial da Humanidade

Saiba aqui mais sobre a Manufatura das Tapeçarias de Portalegre

Comentários

pub