«Vinhas da Ira» conquista a Medalha de Ouro no concurso Mundus Vini na Alemanha

O Vinho Tinto Regional Alentejano “Vinhas da Ira” (colheita de 2008) ganhou a Medalha de Ouro na 12.ª edição do […]

O Vinho Tinto Regional Alentejano “Vinhas da Ira” (colheita de 2008) ganhou a Medalha de Ouro na 12.ª edição do concurso internacional “Mundus Vini”, realizado em Neustadt, na Alemanha.

A referência, topo de gama do produtor de Beja, já arrebatou 30 medalhas (12 de Ouro) em diversos concursos de prestígio nacional e internacional. O “Vinhas da Ira” é o mais premiado do portefólio de Henrique Uva/ Herdade da Mingorra.

O “Vinhas da Ira” é produzido a partir das castas Alfrocheiro, Aragonês, Alicante Bouschet e Touriga Nacional, do Talhão 25. Com ligeira maceração a frio e fermentação tradicional de curtimenta em lagares com temperatura controlada a 26.º C, estagia 18 meses em madeira de carvalho francês.

Na prova, apresenta cor muito intensa e fechada; aroma acentuado e complexo (lembrando frutos vermelhos muito maduros); a acidez equilibrada; é muito volumoso na boca, encorpado, e com final de boca longo. Com longevidade prevista de 5-7 anos, tem teor de álcool de 14,5% v/v, e acidez total de 6,0 g/L – pH 3,60.

Deve ser decantado e, depois, servido a 18.º C, a acompanhar, sugere-se, pratos de carne grelhada, assada, e queijos.
Conservação: as garrafas devem ser deitadas em local arejado e escuro, entre 12-13.º C, com 60% de humidade relativa.

Henrique Uva e a Herdade da Mingorra

O produtor de vinhos Henrique Uva/ Herdade da Mingorra (Trindade, Beja) é, hoje, uma referência do setor vinícola no Baixo Alentejo e em Portugal. Já ascendem a 100 as medalhas conquistadas nos mais prestigiados concursos nacionais e internacionais.

Produz vinhos de várias marcas (Terras d’Uva, Alfaraz, Uvas Castas, Vinhas da Ira), Vinho Doce Branco (Late-Harvest), Vinho Licoroso Tinto (Fortified Wine) e Espumante Branco/Rosé da Linha “M” Gourmet, bem como Azeite Virgem Extra e Vinagre Alfaraz, tudo com óptima relação qualidade/preço.

O sucesso da marca traduz-se, em oito anos no mercado, pela exportação para 20 países, distribuição em 75% do País e crescimento de 35% em 2011.

Comentários

pub