XII Palavras Andarilhas estão quase a chegar a Beja

As XII Palavras Andarilhas vão chegar a Beja de 30 de agosto a 1 de setembro. O Jardim Público da cidade […]

As XII Palavras Andarilhas vão chegar a Beja de 30 de agosto a 1 de setembro. O Jardim Público da cidade recebe a festa da Palavra – lida, escutada, contada – que, de dois em dois anos, se faz em Beja, a cidade dos Contos.

Este encontro é promovido, desde 1999, pela Câmara Municipal de Beja, através da Biblioteca Municipal de Beja José Saramago, e pela Associação para a Defesa de Património da Região de Beja. Assume-se hoje como um grande momento de aprendizagem coletiva, em torno da promoção da leitura, da narração oral e da literatura.

Durante três dias os Andarilhos – nome dado a todos os participantes da jornada – são convidados a participar em conferências, oficinas, exposições, sessões de narração oral, tertúlias, actividades colectivas de mediação da leitura.

A destacar, no encontro de Aprendizes do Contar, como conteúdos centrais: a formação de leitores – conceitos e contextos;  a Literatura – a arte para cuidar da Fantasia; e, no terceiro dia, o Conto – Património, Ferramenta ou Performance.

A oferta de oficinas é vasta e variada  e traduz- se em 15 espaços de reflexão, discussão e prática. Destas oficinas, uma resultará numa performance no Jardim Público, no último dia.

O Festival de Narração oferece, nas horas de mais calor, sessões de contos a preços económicos – 2 euros –  e um  painel de narradores, para escutar de alma cheia.

Michael Harvey, Jorge Serafim, António Fontinha, Elsa Serra, Quico Cadaval, Marina Colassanti, Benita Prieto, são apenas alguns dos mais de 15 narradores que poderá escutar em Beja, repetindo a sua intervenção nas  noites do festival no Jardim Público – todas com entrada livre.

As tertúlias, as exposições, as oficinas para pais e filhos, o Mercadinho Andarilho, são outros pretextos para caminhar até Beja, numa viagem entre o aprender e o lazer, numa experiência profissional e humana preciosa, uma vitamina para começar um novo ciclo de trabalho, de bem com a vida.

Será também nestes dias que se fará o anúncio da primeira edição do Prémio Leitura Pública Joaquim Figueira Mestre , este ano com cinco figuras homenageadas, e cujos nomes apenas serão anunciados na abertura do encontro.

Conheça aqui o programa das Palavras Andarilhas.

Comentários

pub