Os 700 habitantes da Mina de São Domingos apenas têm 3,8% de cobertura de TDT

A Mina São Domingos, segundo maior agregado populacional no concelho de Mértola, com cerca de 700 habitantes, tem apenas uma […]

A Mina São Domingos, segundo maior agregado populacional no concelho de Mértola, com cerca de 700 habitantes, tem apenas uma cobertura de sinal da Televisão Digital Terrestre «de 3,8%», garante a Câmara deste município do Baixo Alentejo.

Este é apenas o caso mais grave num concelho onde «desde 27 de abril [data do desligamento da televisão analógica] que a Câmara recebe diariamente queixas de munícipes que não têm acesso a televisão».

A Câmara Municipal de Mértola revela que até já reclamou «junto da ANACOM e da Provedoria do Cliente da Portugal Telecom, para que estas intercedam junto da administração da Portugal Telecom, para o reforço do sinal em zonas sem cobertura TDT, de modo a permitir que todos os habitantes do concelho tenham acesso à TDT nas mesmas condições».

O concelho de Mértola, que tem uma área de 1246 quilómetros quadrados, nove freguesias, cerca de 110 povoações, de forma dispersa, uma população na sua grande maioria envelhecida, «ficou com uma cobertura de sinal TDT de apenas 60,2% (conforme indicação da Portugal Telecom)».

Mas há quatro freguesias, Corte do Pinto, São Pedro Solis, Santana Cambas e São Sebastião dos Carros, onde a cobertura está «abaixo dos 30%», garante a Câmara.

Bem pior está a freguesia de Corte do Pinto, que engloba as localidades de Corte do Pinto e Mina São Domingos, e que «tem uma cobertura de sinal de 3,8%».

O município de Mértola já se reuniu por duas vezes com a administração da Portugal Telecom, nos meses de março e abril, «com o propósito de explicar a situação e reivindicar uma maior cobertura do sinal nas freguesias com pouca cobertura e dadas as características do concelho, colocar todos os munícipes em pé de igualdade».

Mas «a resposta foi sempre negativa», garante a Câmara mertolense.

«Esta realidade é um retrocesso, um passo atrás na oferta da televisão pública em Portugal e promove a desigualdade e o isolamento social e cultural da população (na sua grande maioria idosos) do concelho de Mértola», conclui a autarquia.

Comentários

pub