Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Sul InformaçãoA Praça do Mar, em Quarteira, recebe a 5 de agosto, pelas 21h30, um espetáculo com a orquestra italiana Giovani Musicisti Ossolani, apresentado no âmbito do programa de animação de verão.

A Orquestra, conhecida como OGM, nasceu em 2001, no seio da Società Filarmonica di Villadossola e partiu de uma ideia inovadora – tornar possível a jovens músicos fazer a sua primeira experiência de música em conjunto, combinando instrumentos de sopro, cordas, percussão e ferramentas digitais.

A ideia tem sido bem sucedida e hoje o grupo é composto por cerca de 60 elementos, com idades entre os 10 e 25 anos, provenientes da província de Verbano Cusio Ossola.

infraquinta rumo à sustentabilidade

Ainda hoje, após 10 anos de atividade, a orquestra é composta por instrumentos de sopro (flautas, clarinetes, saxofones, trompetes, trombones, eufónio e buzina), cordas (violinos, violoncelos), pianos digitais, guitarras, baixo elétrico, bateria, variedade de instrumentos de percussão e voz solista em algumas faixas.

O repertório é inspirado pela música extraída das mais belas trilhas sonoras de filmes e dos musicais mais conhecidos de todos os tempos; a multiplicidade dos seus timbres deve-se em grande medida aos diferentes tipos de instrumentos, a um repertório bem conhecido e convincente, e à energia transmitida pelos seus elementos, criando  uma orquestra extraordinária e única.

O grupo lançou dois CDs: o primeiro gravado em 2004 e intitulado “OGM … che lo spettacolo cominci ..” e o segundo gravado em 2009 e intitulado “Qui Radio GMO 50.1”.

A OGM tem realizado espetáculos por toda a província Verbano Cusio Ossola, Novara e Milão, em múltiplas ocasiões, muitas delas em favor de instituições de solidariedade social. Também tem realizado importantes tournées em Itália e no estrangeiro: em 2005 em Basilicata, em 2008 na Toscana, em 2009 na Alemanha e Portugal, em 2010 de novo na Alemanha (Baviera e da Renânia) e em 2011, na Áustria e Alemanha, pelo terceiro ano consecutivo.

Em agosto vão estar em digressão no Algarve.

Este espetáculo em Quarteira tem entrada livre.

vila do bispo
banner aljezur sempre

Também poderá gostar

DiaCriança2025 (1)

Quarteira celebra Dia Mundial da Criança com teatro, glitter bar e trabalhos manuais

Martim Sousa Tavares_@Enric.vivesrubio_1

Orquestra do Algarve vai receber apoio anual de 810 mil euros até 2028

Alex Gaudino

Alex Gaudino, Diego Miranda e Yves V no cartaz do Albufeira Sounds