Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
municipio de odemira

Sul InformaçãoSão muitos os eventos programados para os meses de verão em Lagos. Ciclos de concertos, feiras de artesanato, de artes, de retalhos, festivais, festas religiosas, atividades para os mais pequenos e muita história e património para conhecer. É o que Lagos tem para oferecer – um verão repleto de experiências, artes e tradições.

Este ano, a programação de verão foi preparada para o visitante, mas também para quem escolhe Lagos como local para residir, e procura destacar os sabores e saberes das artes e tradições no concelho, guiando-os na descoberta do que o município tem de mais autêntico e tradicional para oferecer.

Até ao final deste mês de julho, os interessados podem participar nas Aulas de Culinária que irão decorrer, nos dias 26 e 27, entre as 10h00 e as 12h00, no Mercado da Avenida e que visam a promoção da Cavala, um peixe rico em ómega 3 e até agora pouco utilizado nas cozinhas portuguesas.

festas da cidade de olhao

Para o final do mês estão previstos o espetáculo “Fantoches Fantásticos” pelo Teatro Experimental de Lagos, o Concerto de Encerramento do V Estágio de Cordas pela Academia de Música de Lagos e o “Chá da Tarde no Convento – Música…e doçuras conventuais“, pelo Grupo Coral de Lagos, que permitirá aos participantes deliciarem-se com os doces tradicionais, envolvendo-os numa experiência cultural única, num equipamento edificado para a comunidade de freiras carmelitas no séc. XVI e que esteve ligado ao desenvolvimento da doçaria conventual e à criação do famoso doce Dom Rodrigo – a Igreja de Nossa Senhora do Carmo (vulgo Igreja das Freiras).

Sul InformaçãoNo decorrer do mês de agosto, destacam-se o Stock Out de verão, a VII Feira de Artesanato, o tradicional Festival do Folclore de Odiáxere, a XI FETAAL – Feira de Tradições e Artes do Algarve e a Festa do Banho 29.

Na área da música, o destaque vai para o Concerto Promenade/OPART, com a Orquestra Sinfónica e a Orquestra do Algarve, que serão conduzidas pelo conhecido Maestro António Vitorino de Almeida.

Nas primeiras três Sextas-Feiras do mês poderá assistir aos Sons Antigos do Sul – o  I Ciclo de Música Antiga do Barlavento a decorrer no Centro Cultural de Lagos.

Em setembro, para além das festas religiosas de Nossa Senhora da Luz, e das peças de teatro revista e do “Cavalo Manco não trota, pela Companhia de Teatro do Algarve, chega-nos a 11ª edição do Festival de Flamenco, um evento que já se converteu num dos mais importantes a realizar-se fora de Espanha, no que diz respeito a esta área artística da dança.

Ainda durante todo o verão, os munícipes e visitantes de Lagos vão poder ficar a conhecer uma diversidade de exposições que abarcam várias áreas desde a pintura, passando pela escultura até à cerâmica. A autarquia, juntas de freguesia e associações do concelho uniram-se e prepararam um conjunto mostras originais com o apoio de artistas locais.

Sul InformaçãoAs mostras estão patentes no Centro Cultural de Lagos, Antigos Paços do Concelho, Posto Municipal de Exposições e ao ar livre (várias artérias da Cidade e Barão de São João).

Para os mais pequenotes, o programa é diversificado e bastante animado com atividades a decorrerem nas praias do concelho, no âmbito Campanha Bandeira Azul 2012, bem como no Centro Ciência Viva de Lagos, onde todos aprendem a ciência de uma forma muito divertida.

Para além da animação, Lagos é um município que alia o lazer, ao prazer e à cultura, convidando todos os seus visitantes a desfrutar de experiências autênticas e a conhecer os mais emblemáticos equipamentos culturais da cidade, nomeadamente o Forte Ponta da Bandeira, o Mercado de Escravos ou o Museu Municipal de Lagos.

Toda a programação é atualizada aqui.

 

infraquinta rumo à sustentabilidade

Também poderá gostar

Museu de Lagos

Nova plataforma digital divulga espólio do Museu de Lagos

aéreas de Lagos

Lagos lança concurso para 104 casas a custos controlados e habitação colaborativa

Ivandro-Festival-da-Cancao-2023-860x507

Maninho, Ivandro, Pedro Abrunhosa e Bárbara Tinoco atuam em Lagos