Câmara de Beja declara a Tauromaquia como “Património Cultural Imaterial de Interesse Municipal”

A Câmara Municipal de Beja decidiu declarar a Tauromaquia como Património Cultural Imaterial de Interesse Municipal. A decisão, tomada por […]

A Câmara Municipal de Beja decidiu declarar a Tauromaquia como Património Cultural Imaterial de Interesse Municipal.

A decisão, tomada por unanimidade, aconteceu na passada quarta-feira, dia 18 de Julho, em sede de reunião de Câmara descentralizada na freguesia de Quintos, de acordo com os critérios da UNESCO.

A autarquia bejense entende assim que «a Tauromaquia, nas suas mais diversas manifestações, engloba um conjunto de tradições e expressões orais de artes do espectáculo, de práticas sociais, rituais e eventos festivos, de conhecimentos e práticas relacionadas com a natureza e de aptidões ligadas ao artesanato tradicional, que se encontram desde há séculos presentes no concelho».

Desta forma, foi assumida a importância do ponto de vista cultural, social e económico da Tauromaquia, em Beja.

A festa dos touros, «representativa da identidade cultural do município, é também considerada determinante para a coesão social e valores da população», salienta a autarquia.

Ao todo, são já 33 os municípios que declararam a Tauromaquia como Património Cultural Imaterial de Interesse Municipal.

Comentários

pub