Orquestra do Algarve integra Festival Grande Orquestra de Verão

A Orquestra do Algarve é uma das seis orquestras que vão participar no Festival Grande Orquestra de Verão que, de […]

A Orquestra do Algarve é uma das seis orquestras que vão participar no Festival Grande Orquestra de Verão que, de 14 de junho a 30 de setembro, promoverá 21 concertos, em 16 distritos.

O secretário de Estado da Cultura, que apresentou ontem a iniciativa, disse que esta será «uma festa de música sinfónica» para «promover o gosto pela música, a diversificação de públicos» e mostrar «o lado mais informal da música sinfónica».

A Grande Orquestra de Verão, que será dirigida pelo maestro António Victorino d’Almeida, conta com o apoio das Câmaras Municipais dos concelhos onde terão lugar os concertos e resulta de um investimento de 495 mil euros. Segundo Francisco José Viegas, os concertos serão abertos ao público e alguns «pagos simbolicamente».

Na festa vão participar as orquestras Metropolitana de Lisboa, do Norte, das Beiras, do Algarve e ainda as bandas da Armada e da GNR.

O festival começa no dia 14, no Palácio da Ajuda, em Lisboa, com um Ensemble de Percussão e Metais e o Quarteto de Cordas Lopes-Graça.

Até Setembro, passará, entre outras localidades, por Lagos, Odemira, Bragança, Figueira da Foz, Portalegre, Tróia, Setúbal, Mafra e Cova da Moura, na Amadora, prevendo concertos em espaços pouco convencionais, como praias e jardins, de modo a conquistar todos os públicos.

O programa dos concertos inclui a estreia absoluta de uma obra de António Victorino d’ Almeida, a Sinfonia n.º5, bem como a apresentação de peças de Mozart, Ravel, Schubert, Elgar e Schostakovich, entre outros.

Para o maestro António Victorino d’Almeida esta Grande Orquestra de Verão é «o início de uma nova era em termos musicais em Portugal».

O secretário de Estado Francisco José Viegas anunciou ainda que este festival itinerante «passará a ter um carácter anual». «A ideia é que acompanhe o verão, que se espalhe por todo o território, das praias ao interior, em nome da música».

Comentários

pub