A 9ª edição do Mercado de Querença, marcada para domingo, 24 de junho, dia de S. João, recupera os esquecidos chícharos, uma leguminosa aparentada com a fava, mas que foi perdida na memória daqueles que os associaram a tempos de fome e infortúnio.
Atualmente, os chícharos são uma leguminosa muito procurada pelos vegetarianos e macrobióticos, pela sua versatilidade gastronómica, e voltaram a ser semeados em Querença.
Os chícharos assumem a versatilidade do feijão ou do grão-de-bico. Podem ser utilizados em sopas, com carne, peixe e até em doces. O seu aspeto lembra o tremoço ou o grão-de-bico.
Para os interessados em aprofundar os seus conhecimentos sobre a utilização do chícharo na gastronomia, a organização promove um workshop, que terá a duração de 90 minutos e custará 5 euros.
E para os mais pequenos, a organização, a cargo do Projeto Querença, propõe um workshop de pintura em tela bem divertido, onde cada criança pode pintar e aplicar vários materiais à sua escolha na sua própria tela.
Todas as atividades necessitam de inscrição prévia até dia 23 de junho para o email marketing@projectoquerença.com ou 968 704 929.
No domingo, 24 de junho é dia de Mercado de Querença, entre as 10h00 e as 13h00, no largo da Igreja Matriz de Querença, onde poderá conhecer e comprar produtos agrícolas frescos, doçaria regional e artesanato local.
Este evento é promovido pelo Projeto Querença em parceria com a Fundação Manuel Viegas Guerreiro, e conta com o apoio da Junta de Freguesia de Querença e da Câmara Municipal de Loulé.
Largo da Igreja Matriz de Querença
Programa:
10h00 Abertura do Mercado de Querença
10h30 Workshop de Chícharo
11h00 Workshop de pintura em tela para crianças
13h00 Encerramento do Mercado de Querença